Agora

Agentes buscam iraniano que era monitorado pela polícia

- (FSP)

Agentes da Polícia Federal e da Abin (Agência Brasileira de Inteligênc­ia) tentam descobrir se um iraniano que vinha sendo monitorado desde o dia 15 deste mês, sob suspeita de cometer “atos preparatór­ios para o terrorismo”, ainda está no Brasil.

Pouria Paykani, 27 anos, foi visto pela última vez no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no dia 20. Con- tra ele há um mandado de prisão por desacato e a ordem de retirada do país em até 48 horas após ser detido.

Procuradas, PF e Abin não comentaram o caso. Em nota, o Ministério Público Federal disse que pediu prisão para deportação por “sua situação irregular” no país.

O órgão não esclareceu qual é a irregulari­dade. Disse apenas que a prisão tem por base o Estatuto do Estrangeir­o e que se trata de “procedimen­to regular utilizado em casos de pessoas indocument­adas, sem visto ou residência no país”.

Fontes da divisão anti-terrorismo da PF afirmaram que o iraniano é procurado por suspeita de terrorismo, mas não especifica­ram que “atos preparatór­ios” já teria feito.

PF e Abin perderam o pa- radeiro do iraniano, que teve foto sua enviada a todos os aeroportos do Brasil e ao serviço de inteligênc­ia dos Jogos. Em junho, ele havia chamado atenção por fotografar o saguão de embarque do aeroporto de Guarulhos, para onde voltou duas vezes para fazer mais fotos. Da última, discutiu com policial, foi preso por desacato e logo liberado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil