Agora

Cidades paulistas são as que mais perdem empregos

Dos vinte municípios que mais demitiram no semestre, quatro são da Grande SP; capital lidera ranking

- (Vanessa Sarzedas)

Os municípios paulistas foram os que mais contribuír­am para o fechamento de 531.765 vagas de emprego no país no primeiro semestre do ano, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Dentre as vinte cidades com mais de 10 mil habitantes que mais eliminaram postos no semestre, seis são do Estado de São Paulo; quatro delas na Grande SP.

Na liderança do ranking estão nove capitais e São Paulo ocupa o primeiro lugar, com 68.960 empregos formais a menos. Em décimo está Campinas (93 km de SP), que fechou 10.143 vagas no semestre.

Ainda entre as vinte estão Guarulhos, São Bernardo do Campo, Barueri e Osasco, todas na Grande SP.

Na outra ponta, uma cidade paulista também lidera a lista das que mais geraram emprego: Franca (400 km de SP). No semestre, ela foi responsáve­l pela abertura de 6.102 oportunida­des.

Entre os municípios que mais contratara­m destacamse os do interior dos Estados. O sétimo desse ranking, por exemplo, é Pontal (351 km de SP), que gerou 2.939 empregos formais.

Entre as atividades mais afetadas pela crise está a indústria, mais forte em capitais e regiões metropolit­anas. Já a agricultur­a tem se destacado entre os setores que mais geram emprego. Municípios Franca Pontal Vista Alegre do Alto Guaíra Pitangueir­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil