Agora

Presidente do Bradesco é acusado de corrupção

Luiz Carlos Trabuco vira réu em denúncia que investiga propina para livrar banco de multas da Receita

- (FSP)

A Justiça Federal em Brasília aceitou a denúncia contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e mais nove pessoas suspeitas de negociarem pagamento de propina a integrante­s do Carf —conselho que julga recursos contra a Receita Federal.

A Operação Zelotes suspeita que o banco tenha negociado a contrataçã­o de serviços de um escritório que atuava para corromper conselheir­os do Carf e livrar ou atenuar multas no órgão.

A PF apontou os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, tráfico de influência, organizaçã­o criminosa e lavagem de dinheiro.

A decisão do juiz não con- siderou o mérito da acusação. Ele só disse haver indícios suficiente­s para a abertura do processo.

Grampos

A PF sustenta que, antes de uma das reuniões entre os lobistas e executivos do banco, Trabuco teria aparecido para cumpriment­á-los.

Um dos grampos telefônico­s flagrou uma conversa em que o advogado Mario Pagnozzi Junior, apontado pela PF como lobista, conta a Eduardo Cerqueira Leite, exchefe da delegacia da Receita em São Paulo, que o presidente do Bradesco agradeceu pelo “empenho em ajudar” o banco. Para a força-tarefa da Zelotes, esse é mais um indício de que Trabuco tinha conhecimen­to das supostas negociaçõe­s.

Com o acolhiment­o da denúncia, o banco decidiu acelerar o processo de sucessão de Trabuco.

 ?? Karime Xavier - 6.ago.2015/Folhapress ?? O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, em entrevista; executivo virou réu na Operação Zelotes
Karime Xavier - 6.ago.2015/Folhapress O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, em entrevista; executivo virou réu na Operação Zelotes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil