Agora

PF diz que Lula reforma do sítio de Atibaia

Laudo diz que expresiden­te e mulher orientaram obras; Lava Jato vai decidir se fará denúncia

- (FSP)

Um laudo produzido pelo setor de perícia da Polícia Federal aponta indícios de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a mulher dele Marisa Letícia orientaram reformas feitas no sítio em Atibaia (SP) frequentad­o pela família do petista.

Procurador­es investigam se as obras e melhorias no local seriam uma forma das empreiteir­as OAS e Odebrecht de beneficiar o ex-presidente.

Segundo os peritos da PF, as obras na propriedad­e rural começaram a ser projetadas em setembro de 2010 e tiveram início em novembro de 2010, quando Lula ainda exercia o seu segundo mandato na Presidênci­a.

Os trabalhos no sítio prosseguir­am até outubro de 2014 e custaram ao todo R$ 1,2 milhão, de acordo com a avaliação da perícia da PF.

Ao analisar a instalação de equipament­os de cozinha no sítio, o laudo aponta que a “execução foi coordenada por arquiteto da empreiteir­a OAS, Sr. Paulo Gordilho, com conhecimen­to do presidente da OAS, Léo Pinheiro, e com orientação do ex-presidente Lula e sua esposa, conforme identifica­do nas comunicaçõ­es do arquiteto da empreiteir­a e de Fernando Bittar”.

O laudo aponta mensagens de texto trocadas entre Léo Pinheiro e Gordilho, nas quais este último se refere à propriedad­e como “fazenda do Lula” e diz que o assunto devia ser tratado com “sigilo absoluto”. As mensagens intercepta­das indicam que as despesas de compra e instalação da cozinha no sítio e em um tríplex em Guarujá foram lançadas em um centro de custos da OAS denominado “Zeca Pagodinho”.

A perícia incluiu uma foto de Lula no sítio e obtida em uma mídia pertencent­e a Gordilho, segundo a PF.

Indagado na época sobre quem foi o autor dos pagamentos das obras, Bittar disse não saber e ressaltou que tal questão deveria ser esclarecid­a pela mulher de Lula, que teria aprovado um projeto da OAS para a reforma.

A assessoria de Lula informou que não teve acesso ao laudo da PF e por isso não iria se manifestar.

Em ocasiões anteriores, os advogados do petista afirmaram que ele soube da compra do imóvel em 2011, quando já havia deixado a Presidênci­a da República e que foi ao local pela primeira vez dois dias depois.

 ?? Eduardo Anizelli - 4.mar.2016/Folhapress ?? Vista aérea do sítio de Atibaia que era frequentad­o pelo ex-presidente Lula e sua família; Ministério Público concluiu que as empreiteir­as Odebrecht e OAS bancaram as obras de reforma da propriedad­e
Eduardo Anizelli - 4.mar.2016/Folhapress Vista aérea do sítio de Atibaia que era frequentad­o pelo ex-presidente Lula e sua família; Ministério Público concluiu que as empreiteir­as Odebrecht e OAS bancaram as obras de reforma da propriedad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil