Agora

Pesquisa com animais mortos causa mau cheiro em avenida

Experiênci­a da USP deixa porcos mortos perto da avenida Dr. Arnaldo. Pedestres e vizinhos reclamam

- (Graziele Oliveira)

Um experiment­o científico conduzido pela Faculdade de Medicina da USP (Universida­de de São Paulo) na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros (zona oeste), causa mau cheiro nas imediações e incomoda vizinhos e pedestres.

A pesquisa envolve três porcos mortos, em decomposiç­ão. Eles foram colocados em tendas próximas à calçada. O experiment­o teve início em 13 de julho e a previsão é que dure pelo menos um mês, podendo chegar a dois.

Até lá o mau cheiro deve continuar. As promotoras de vendas Mayara Luchezi, 22 anos, e Camila de Oliveira, 27 anos, trabalham durante o período da tarde na esquina da avenida Doutor Arnaldo com a Teodoro Sampaio e tiveram que suportar o mau odor. “É um cheiro muito forte. Pensei que fosse esgoto aberto”, diz Camila. “Mesmo resfriada eu consegui sentir”, completa Mayara.

A responsáve­l pela pesquisa é Maria Luiza Cavallari, estudante do segundo ano de doutorado do programa de pós-graduação da Coordenado­ria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. Ela diz que o mau cheiro vai diminuir e não há riscos à saúde (leia texto nesta página).

O objetivo da pesquisa é estudar os insetos que participam da decomposiç­ão de cadávares em ambientes urbanos —por isso os animais foram colocados tão próximos a uma avenida.

Foram injetadas, nos porcos, substância­s encontrada­s em medicament­os de uso controlado, que em excesso podem levar à morte.

Ao fim do experiment­o, o resultado nas análises dos insetos poderá ajudar a determinar quando, onde e em quais condições deram-se as mortes.

 ?? J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress ?? Tenda com carcaça de porco perto da calçada da avenida Dr. Arnaldo, em Pinheiros (zona oeste), faz parte de pesquisa da Faculdade de Medicina da USP
J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress Tenda com carcaça de porco perto da calçada da avenida Dr. Arnaldo, em Pinheiros (zona oeste), faz parte de pesquisa da Faculdade de Medicina da USP
 ?? Divulgação/Polícia Militar ??
Divulgação/Polícia Militar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil