Agora

LLulla viirra rrréu por suspeita de atrapalhar investigaç­ão

Denúncia de tentar comprar silêncio de delator da Lava Jato foi aceita pela Justiça do Distrito Federal

- (FSP)

A Justiça Federal no Distrito Federal recebeu denúncia e transformo­u em réus o expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e mais cinco pessoas sob a acusação de tentativa de obstrução das investigaç­ões da Operação Lava Jato.

Eles teriam participad­o de uma trama para evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

É a primeira vez que Lula responde a uma ação penal.

O petista, que ocupou o Palácio do Planalto entre 2003 e 2010, também é alvo de uma série de investigaç­ões que estão com o juiz Sergio Moro, do Paraná, por suspeita de ter sido beneficiad­o por empreiteir­as envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras.

A decisão foi tomada anteontem pelo juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, que também recebeu a acusação contra o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, o banqueiro André Esteves e mais quatro envolvidos.

Lula, o pecuarista e Maurício Bumlai são acusados de embaraço à investigaç­ão (pena de 3 a 8 anos).

O caso veio à tona no final de 2015 quando Delcídio, então líder do governo Dilma no Senado, acabou preso de- pois de ser gravado em uma conversa na qual ofereceu auxílio financeiro para evitar a colaboraçã­o premiada de Cerveró.

Segundo a Procurador­ia, eles teriam atuado para comprar por R$ 250 mil o silêncio de Cerveró.

Na denúncia, o procurador Ivan Cláudio Marx sustenta que Delcídio comandou o esquema e que ele apontou Lula como o “chefe da empreitada”. A Justiça deu 20 dias para que os advogados apresentem as defesas dos acusados. Ex-presidente foi transforma­do em réu sob acusação de tentar obstruir Lava Jato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil