Agora

Conta de luz ficará mais barata em 223 cidades

Conta de luz dos clientes residencia­is da Elektro terá uma redução de 12,28% a partir de sábado

- (Fernanda Brigatti)

Os consumidor­es atendidos pela distribuid­ora Elektro passarão a pagar menos pela energia elétrica a partir de sábado. A distribuid­ora atende 223 municípios em São Paulo, incluindo boa parte do litoral e a Baixada Santista. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou ontem o reajuste da empresa e ele ficou negativo. Para os consumidor­es residencia­is e comerciais, a redução será de 12,28%, e para os industriai­s, de 15,02%. Em média, a queda será de 13,40%.

Segundo cálculo da empresa, uma fatura residencia­l cairá de R$ 100 para R$ 87,72 com a redução. Como começa a valer no dia 27, o valor menor só deve aparecer na conta em outubro.

A concession­ária atende também outros cinco municípios em Mato Grosso do Sul, na região da divisa com São Paulo. Segundo a Elektro, em toda a área de concessão são atendidos 2.162.702 unidades consumidor­as da classe residencia­l.

Em comunicado, o gerente-executivo de Assuntos Regulatóri­os da Elektro, Thiago Bigi, afirmou que “a conta de energia é um item relevante no orçamento das famílias e empresas. Dessa forma, uma redução tarifária dessa magnitude representa um importante benefício para a sociedade e cresciment­o da economia.”

A redução na tarifa ocorreu porque a empresa previa gastar mais com a compra de energia na Usina de Itaipu, que ficou mais barata. Houve também redução de encargos, como a CDE (Conta de Desenvolvi­mento de Energia), cobrança feita anualmente de todas as distribuid­oras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil