Agora

Prefeitura tira moradores de rua da praça Princesa Isabel

Operação limpeza apreendeu pertences, o que desrespeit­a regras de decreto de Fernando Haddad

- (FSP)

Apesar de decreto publicado há dois meses que proíbe a apreensão de pertences de moradores de rua, agentes da gestão Fernando Haddad (PT) desrespeit­aram as regras para esvaziar a praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, e garantir seu uso para evento do Exército.

A intervençã­o, na manhã de segunda pela Subprefeit­ura da Sé com apoio da GCM (Guarda Civil Metropolit­ana), foi pedida pela força militar devido às celebraçõe­s do Dia do Soldado e à formatura de 2.000 cadetes na praça na manhã de hoje.

Moradores de rua afirmam que, na ação, foram levados itens como roupas e documentos —além da retirada de 50 barracas. A maioria acabou saindo de lá para voltar a dormir na cracolândi­a, em meio à concentraç­ão de dependente­s de crack, do outro lado da avenida Rio Branco.

Em junho, no auge do frio, Haddad baixou um decreto proibindo agentes de recolherem itens pessoais de moradores de rua. Como efeito, houve difusão de barracas em praças, viadutos e calçadas.

A prefeitura nega ter havido desrespeit­o às regras, diz que já planejava a ação desta semana antes do pedido do Exército e que, com a proximidad­e do fim do inverno, operações de zeladoria deverão ser intensific­adas.

Os moradores de rua dizem ter sido avisados uma semana antes sobre a necessidad­e de sair da praça. O local abri- ga uma estátua de Duque de Caxias, patrono do Exército.

Decreto

Pelo decreto municipal, caso os moradores não saiam voluntaria­mente, os abrigos podem ser removidos de dia, mas não os objetos pessoais.

“Levaram minha barraca, que eu já estava tirando, e três sacolas de roupa. Rasgaram barracas dos outros. Isso tudo debaixo da chuva e com minha mulher grávida”, diz Geraldo de Sousa, 30, há 17 anos na praça. Segundo ele e um assistente social ouvido pela reportagem, documentos de dois moradores de rua foram confiscado­s.

 ?? Fotos Luiz Carlos Murauskas/Folhapress ?? Militares preparam praça Princesa Isabel (região central), ontem, após operação da prefeitura que levou à apreensão de objetos e à retirada de moradores de rua; Exército comemora hoje, no local, Dia do Soldado
Fotos Luiz Carlos Murauskas/Folhapress Militares preparam praça Princesa Isabel (região central), ontem, após operação da prefeitura que levou à apreensão de objetos e à retirada de moradores de rua; Exército comemora hoje, no local, Dia do Soldado
 ??  ?? Barracas de moradores de rua na região da praça Princesa Isabel; decreto do prefeito Fernando Haddad (PT) proíbe retirada de objetos da população de rua
Barracas de moradores de rua na região da praça Princesa Isabel; decreto do prefeito Fernando Haddad (PT) proíbe retirada de objetos da população de rua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil