Agora

Planeta ao lado

-

Viagens espaciais sempre incendiara­m a nossa imaginação. Não é à toa que os entusiasta­s da astronomia vibraram com a notícia da descoberta de um novo planeta, batizado como Proxima b.

O nome é estranho, mas tem explicação. O astro foi flagrado em órbita da estrela que fica mais perto da Terra, Proxima Centauri. É a nossa vizinha, por assim dizer, na galáxia onde estamos e que chamamos de Via Láctea.

O planeta não foi descoberto porque alguém o enxergou num telescópio. Sua presença foi comprovada de forma indireta pelo bamboleio que provoca na estrela. A ciência sempre acha um jeito de estudar as coisas, mesmo não tendo prova direta de sua existência.

Com muitos cálculos, os astrônomos conseguira­m também estabelece­r algumas caracterís­ticas do Proxima b. O planeta teria coisa de 70% da massa da Terra, levaria 11,2 dias para dar uma volta na estrela e sua superfície teria uma temperatur­a entre 30˚C positivos e 30˚C negativos.

Nessas condições, seria bem possível haver água líquida nesse outro mundo. Ou seja, a condição mais básica para existir vida por ali.

Um planeta com essas qualidades, sendo ao mesmo tempo o mais perto da Terra já encontrado, se torna um candidato natural para futuras viagens espaciais.

O galho é que Proxima b, apesar do nome, ainda está longe toda vida. Ou bem mais que uma vida: as naves mais rápidas já construída­s pelo homem levariam 74 mil anos para chegar lá.

Já tem gente pensando em construir naves com velas grandes “assopradas” por raios laser para chegar ao planeta, talvez, em 20 anos. Sem tripulação, mas cheia de instrument­os para descobrir o que existe por lá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil