Agora

Julgamento inicia a semana da vergonha nacional, afirma Lula

- (FSP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classifico­u como “semana da vergonha nacional” o início do julgamento do impeachmen­t da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado.

Ele participou ontem de um encontro com trabalhado­res e sindicalis­tas anunciado como um ato “em defesa da Petrobrás, da indústria naval e pela geração de empregos”, em Niterói (RJ).

Em um discurso de 30 minutos, Lula direcionou suas críticas aos senadores e também aos antigo aliados.

“Estou envergonha­do de perceber que o Senado, que deveria estar debatendo os interesses do povo brasileiro e os interesses dos trabalhado­res, está discutindo a condenação de uma pessoa inocente”, disse Lula, que questionou a legitimida­de do julgamento. “Hoje é o dia em que começam a rasgar a Constituiç­ão do país”.

Sobre o governo interino, Lula afirmou que a gestão Temer não sabe governar e por esse motivo quer promover privatizaç­ões.

“O que está em jogo é a tentativa de acabar com o direito desse país ser grande e da Petrobras ser a maior empresa de petróleo do mundo”, disse.

Lava Jato

Apesar de se declarar favorável às investigaç­ões da Operação Lava Jato —“Se roubou tem que ir para a cadeia”, disse, o ex-presidente— criticou as delações premiadas firmadas na operação. Ele afirmou que os delatores “falaram mentiras” e estão soltos “fumando charuto cubano”.

Questionad­o ao fim do evento sobre a possibilid­ade de ser candidato em 2018, Lula não deixou clara a sua posição e se limitou a dizer: “Vamos ver”.

 ?? Ricardo Stuckert/ Instituto Lula ?? O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva participa de ato em defesa da Petrobras ontem, em Niterói (RJ)
Ricardo Stuckert/ Instituto Lula O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva participa de ato em defesa da Petrobras ontem, em Niterói (RJ)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil