Agora

Pedestre tem de correr para atravessar via

Semáforo na avenida mais perigosa de São Paulo, no Grajaú, dá cerca de 20 segundos para fazer travessia

- (Tatiana Cavalcanti e Rivaldo Gomes)

Pedestres têm encontrado dificuldad­e para atravessar a avenida Senador Teotônio Vilela, na altura do 3.161, no Guajaú (zona sul de SP). O semáforo na via mais perigosa para pedestres na capital, segundo dados do mês passado da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), demora muito tempo para ficar verde e logo fecha de novo.

O semáforo fica em frente a uma escola profission­alizante, onde o fluxo de pessoas é grande. Alunos dizem que precisam se arriscar na via porque o tempo de travessia é muito curto. O semáforo de pedestre fica fechado por quatro minutos. Quando abre, a pessoa tem de 20 a 25 segundos para atravessar as duas mãos da via.

“Praticamen­te não tem abertura ao pedestre”, diz a estudante de administra­ção Kelly Gordiano, 26 anos, que costuma passar pela via entre as 19h e as 23h. “Temos que atravessar correndo, em grupo”. Kelly diz que o botão para travessia não funciona.

Na última segunda-feira, um jovem atravessou correndo e foi atingido por um carro, segundo o auxiliar de escritório Anderson Queiróz, estudante de contabilid­ade na escola profission­alizante, que frequenta a área há oito meses. “Não aconteceu nada de grave com o meu colega, mas a via sempre foi assim”.

Kelly diz que já ligou para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), sob a gestão Fernando Haddad (PT), diversas vezes neste ano, mas o tempo de travessia não é alterado. “Arrumam, mas em menos de dois dias já está dando transtorno­s de novo. Às vezes, horas depois. Deve ser erro na programaçã­o.”

Perigosa

A avenida Senador Teotônio Vilela, com 12 radares, registrou 55 casos de atropelame­ntos em 2015, que deixaram um saldo de três mortos e 59 feridos.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Pedestres tentam atravessar a avenida Senador Teotônio Vilela, no Grajaú (zona sul); quem passa pelo local diz que o tempo para travessia é muito curto
Rivaldo Gomes/Folhapress Pedestres tentam atravessar a avenida Senador Teotônio Vilela, no Grajaú (zona sul); quem passa pelo local diz que o tempo para travessia é muito curto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil