Agora

Atualizar o cadastro no INSS garante a aposentado­ria

Trabalhado­r deve organizar o cadastro de contribuiç­ões antes de pedir sua aposentado­ria ao INSS

- (Fernanda Brigatti e CG)

O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já está planejando a aposentado­ria deve antecipar possíveis falhas na concessão do seu benefício. O caminho mais seguro para evitar dor de cabeça é manter o Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais) atualizado e em dia.

Quem fornece os dados do Cnis é o empregador, mas quem tem que corrigir os erros é o segurado. Ao identifica­r falhas, o segurado deve correr atrás de documentos complement­ares o quanto antes e se preparar para enfrentar uma sequência de esperas —para ser atendido na agência e para receber a resposta do seu pedido.

As falhas no Cnis vão desde a ausência de alguma contribuiç­ão paga até a declaração de valores errados pelo antigo empregador. Para essas correções, o segurado deve reunir todas as provas que tiver, como extrato do FGTS, folha de salários e holerites.

Para o INSS, o ideal é que atualizaçõ­es como o tempo de contribuiç­ão ou o valor dos salários sejam feitas durante o processo de solicitaçã­o da aposentado­ria. Essa medida, entretanto, requer que o segurado já conheça as falhas e tenha em mãos a documentaç­ão para comprovar o trabalho e as remuneraçõ­es. Quando o segurado faz o pedido da aposentado­ria, porém, ele não é informado da situação do cadastro, e a surpresa vem depois.

Atualmente, a sobrecarga no atendiment­o chegou também à revisão. Como o pedido só pode ser feito onde o segurado teve o benefício concedido, a espera pode passar de seis meses.

Consulta feita ontem pela reportagem identifico­u que as agências Centro e Mooca, na capital, e em Barueri, na Grande SP, não têm vaga para pedidos de revisão. Nesta semana, quem precisou cobrar do INSS a correção do cálculo da média salarial na APS Cidade Dutra (zona sul) só conseguiu marcar atendiment­o para o fim de março do ano que vem. Ontem, já não havia mais agenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil