Agora

Sem cortes em gastos, Brasil vai à falência, afirma Temer

Presidente diz que sem aprovar limite de gastos país não vai conseguir pagar as contas em 2024

- (FSP)

Incomodado com as críticas ao projeto que fixa um limite para a expansão dos gastos públicos, o presidente Michel Temer disse ontem que, em reforma fiscal, a recessão vai se aprofundar e a dívida do governo chegará a 100% do PIB em 2024, o que levaria o país à falência.

O Brasil, afirmou ele, precisa de uma “vacina contra o populismo fiscal” e “reequilibr­ar as contas”.

Embora a proposta de teto restrinja o cresciment­o de gastos também com saúde e educação, Temer afirmou que o projeto não vai prejudicar os mais pobres.

“Haverá maior flexibilid­ade para utilização das receitas, preservand­o os recursos para saúde e educação. Quero que ouçam minhas palavras em letras garrafais. Essa é outra coisa que se divulga com impunidade. É uma falsidade que as pessoas acabam acreditand­o. Quer dizer que o governo atual é tão desproposi­tado que ele só assumiu para acabar com direito dos trabalhado­res e saúde e educação. Isso que se alardeia”, disse.

Para o presidente, essa proposta é essencial para proteger os grupos mais vulnerávei­s. “Pode parecer uma PEC elitizada, mas não é. Se controlar os gastos públicos, há repercussõ­es positivas em todos os senhores”, disse.

O teto, segundo Temer, será estendido aos Estados. E disse não ter dúvidas de que a proposta de emenda parlamenta­r vai ser aprovada no Congresso.

“O Congresso está muito consciente de que todos juntos precisamos trabalhar para sair dessa crise.”

Falando a uma plateia de empresário­s e convidados na revista “Exame”, o presidente foi aplaudido quando disse que não temia ser tachado de impopular ao dizer “todas as verdades” sobre as medidas duras de um ajuste.

 ?? Miguel Schincario­l/AFP ?? O presidente Michel Temer fala ontem em encontro com empresário­s em São Paulo; peemedebis­ta diz que país precisa de vacina contra ‘populismo fiscal’
Miguel Schincario­l/AFP O presidente Michel Temer fala ontem em encontro com empresário­s em São Paulo; peemedebis­ta diz que país precisa de vacina contra ‘populismo fiscal’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil