Agora

Doria dispara e 2º lugar tem Russomanno, Haddad e Marta

Tucano tem 44% das intenções de votos válidos. Prefeito e deputado estão com 16% e senadora, 14%

- (FSP e HB)

Na véspera do primeiro turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo, pesquisa Datafolha mostra o candidato João Doria (PSDB) na liderança isolada, com 44% das intenções de votos válidos. O prefeito Fernando Haddad (PT) alcançou 16% e está em empate com o deputado federal Celso Russomanno (PRB), que também tem 16%, e a senadora Marta Suplicy (PMDB), com 14%.

Hoje, 8.886.324 eleitores da capital vão às urnas das 8h às 17h para escolher o novo prefeito e 55 vereadores, para mandatos do ano que vem até 2020.

Os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, são os contabiliz­ados nas urnas e por isso espelham melhor o cenário real da eleição. Doria está a seis pontos vencer a disputa no primeiro turno. A pesquisa Datafolha, feita anteontem e ontem com 4.022 eleitores, tem margem de erro de dois pontos percentuai­s.

Luiza Erundina (PSOL) registrou 5% das intenções de votos válidos. Major Olímpio (SD) teve 2%, seguido por Levy Fidelix (PRTB) e Ricardo Young (Rede), com 1%. Henrique Áreas (PCO), Altino (PSTU) e João Bico (PSDC) não atingiram 1% (veja quadro).

Com o maior tempo de televisão, apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que usou a máquina do Estado em favor do aliado, Doria disparou em um mês. Na primeira pesquisa, em agosto, ele tinha 7% das intenções de votos válidos. Em setembro, passou para 19%, subiu para 30% no dia 21, chegou a 35% no início desta semana e agora tem 44%.

Haddad, que também se beneficiou da estrutura da prefeitura, chega em tendência de alta. Tinha 11% há um mês, manteve o índice na pesquisa seguinte, chegou a 13% no início desta semana e agora 16%.

O Ibope também divulgou uma pesquisa ontem, indicando que Doria lidera a disputa 35% dos votos válidos. Russomanno (23%), Marta (19%) e Haddad (15%) estão tecnicamen­te empatados, segundo instituto. A margem de erro é de três pontos.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha, o tucano agora venceria os três oponentes com folga. Doria teria 54% contra 25% de Russomanno, 54% contra 29% de Marta e 59% contra 26% de Haddad.

LEIA MAIS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil