Agora

Prefeito começou como professor da USP e virou 2º poste de Lula

- (RS)

O prefeito e candidato à reeleição Fernando Haddad (PT), 53 anos, é professor de ciência política desde 1988.

Filho de imigrantes libaneses, manteve durante mais de dez anos a rotina de sair das aulas na USP, e ir para a rua 25 de Março (região central), onde trabalhava com o pai em uma loja de tecidos.

Em 1985, aos 22 anos, Haddad se formou em direito pela USP. Cinco anos depois, concluiu o mestrado em economia e em 1996 concluiu o doutorado em filosofia, também na USP.

Em 2003, foi convidado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a integrar sua equipe do Ministério da Educação. Foi nomeado ministro da Educação em 2005.

Foi responsáve­l pela reforma do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Tam- bém criou o ProUni (Programa Universida­de Para Todos) e lançou o Ideb (Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica), que avalia o ensino nas escolas do país.

Ficou no ministério até 2012, quando foi escolhido pelo ex-presidente Lula para representa­r o PT na disputa à Prefeitura de São Paulo.

Desconheci­do, começou em baixa nas pesquisas, mas chegou ao segundo turno e derrotou José Serra (PSDB) com 55,6% dos votos válidos. Em seu discurso após ser eleito, afirmou ser o segundo poste de Lula, numa referência à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que também foi chamada assim quando concorreu à presidênci­a, em 2010, e foi eleita.

Haddad é casado com Ana Estela e tem dois filhos, Frederico e Ana Carolina.

 ?? Arquivo pessoal ?? Fernando Haddad ao assumir a presidênci­a do Centro Acadêmico 11 de Agosto, na USP, em 1984
Arquivo pessoal Fernando Haddad ao assumir a presidênci­a do Centro Acadêmico 11 de Agosto, na USP, em 1984

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil