Agora

PMDB e PSDB lideram disputa em dez ccapiittai­is do país

Após escândalos, PT perdeu espaço em relação a 2012 e pode ir ao segundo turno em 5 capitais

- (Fábio Pescarini, Tatiana Cavalcanti e FSP)

PSDB e PMDB estão à frente na disputa à prefeitura de dez das 26 capitais brasileira­s. Cada um dos partidos lidera em cinco cidades.

O PSDB domina de capitais importante­s, como São Paulo (SP), com o candidato João Doria, e Belo Horizonte (MG), com João Leite.

Já o PMDB mostra força no Sul, está à frente em Florianópo­lis (SC) e Porto Alegre (RS), e na região Centro-Oeste, liderando em Cuiabá (MG) e Goiânia (GO).

No Rio, o primeiro turno da eleição vai testar o domínio dos últimos dez anos do PMDB na política fluminense. Pesquisa Datafolha divulgada ontem apontou o senador Marcelo Crivella (PRB) como líder, com 32% dos votos válidos, com Marcelo Freixo (PSOL) em segundo com 16%, tecnicamen­te empatado com Pedro Paulo (PMDB), que registrou 12%.

Em alguns municípios, como em Boa Vista (RR), a vitória é dada como certa. A atual prefeita Teresa Surita (PMDB) aparece com 80% dos votos válidos.

O PT, que atualmente comanda três capitais, tem praticamen­te certa a manutenção de apenas uma, a de Rio Branco (AC). O prefeito Marcus Alexandre lidera as pesquisas para a reeleição com 60% das intenções de voto. Ao todo, o PT tem chances de ir para o segundo turno em cinco capitais.

A situação petista é bem diferente da de 2012, quando o partido liderava a corrida em seis capitais.

Ao todo, prefeitos de 19 capitais disputam a reeleição, sendo que 11 deles es- tão à frente das pesquisas.

Maranhão

Pelo menos sete escolas onde haveria votação no Maranhão foram incendiada­s ou depredadas na madrugada ontem, em meio a uma onda de ataques criminosos. As zona eleitorais serão substituíd­as.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil