Agora

Campinas e Santos devem ter reeleição já no 1º turno

Atuais prefeitos das duas cidades paulistas têm mais de 50% dos votos válidos em todas as pesquisas

- (FSP)

As eleições podem terminar já no primeiro turno em ao menos duas grandes cidades do interior e do litoral de São Paulo. Atuais prefeitos, Jonas Donizette (PSB) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) podem vencer a disputa hoje em Campinas e Santos, respectiva­mente.

Durante toda a campanha os dois permanecer­am com mais de 50% dos votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e indecisos) nas pesquisas, com grande vantagem sobre os rivais.

É o caso de Donizette, que conta com uma megacoliga­ção composta por 23 partidos, e recebeu o quádruplo de doações do que os rivais.

Nos últimos dias, seus adversário­s adotaram estratégia­s distintas para evitar a derrota, desde comparar seu governo com gestões anteriores até buscar votos em redutos que funcionara­m em anos anteriores. Marcio Pochmann (PT), que tenta novamente chegar ao segundo turno —foi derrotado pelo atual prefeito em 2012.

Em Santos, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, com 16 partidos na coligação, teve 60% do tempo de rádio e TV. Sua campanha foi marcada por ataques dos adversário­s à falta de melhorias em alguns bairros, aos alagamento­s em parte da cidade e ao trânsito de veículos na balsa para o Guarujá. Apesar disso, vence todas as pesquisas com folga.

Em Piracicaba, o tucano Barjas Negri domina a disputa e pode ganhar no primeiro. Ele conta com 58,64% dos votos válidos.

Situação oposta ocorre em São José dos Campos, onde o atual prefeito, Carlinhos Almeida (PT), corre o risco de perder a disputa já no primeiro turno. Pesquisa Ibope divulgada anteontem mostrou Felício Ramuth (PSDB) com 50% dos votos válidos, ante 29% do petista.

A pesquisa, a terceira desde agosto, mostra avanço do tucano, que iniciou a disputa com 22% dos votos válidos.

Já em São José do Rio Preto, o ex-prefeito e ex-ministro Edinho Araújo (PMDB) apareceu à frente nas pesquisas eleitorais ao longo de toda a campanha eleitoral, tendo em seu encalço Orlando Bolçone (PSB). Edinho Araújo (PMDB) Bolçone (PSB) João Paulo Rillo (PT) Kawel Lotti (PSDC) Carlos de Arnaldo (PDT) Daniel Carvalho Nhani (PCO) Nenhum deles Não sabe Raul (PV) Renato Purini (PMDB) Henrique Almirantes (PRB) Maria Flor di Piero (PSOL) Não respondeu Nenhum Barjas Negri (PSDB) Luciano Almeida (PSD) Wilson Trindade (Pros) Edvaldo Brito (PCdoB) Sérgio Spenassatt­o (PPL) Thiago Nalesso (Psol) Indecisos Brancos e nulos Carina Vitral (PCdoB) Marcelo Del Bosco (PPS) Paulo Schiff (PDT) Débora Camilo (PSOL) Edgar Boturão (Pros) Nulos, brancos ou ninguém Indecisos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil