Agora

Saiba como o quarentão pode fugir da idade mínima

Governo quer regra especial para quem está na casa dos 40 anos e está perto da aposentado­ria

- (Clayton Castelani)

Trabalhado­res que estão na casa dos 40 anos e já próximos de completar o tempo de contribuiç­ão para pedir a aposentado­ria poderão escapar da obrigatori­edade de se aposentar aos 65 anos.

A situação dos segurados quarentões que estão prestes a se aposentar, principalm­ente das mulheres, está fazendo o governo de Michel Temer repensar alguns pontos da reforma da Previdênci­a Social.

Inicialmen­te, o governo considerav­a tornar obrigatóri­a a idade mínima de 65 anos para todas as mulheres com menos de 45 anos e os homens com menos de 50 anos poderem se aposentar.

Mas, ao revisar estudos apresentad­os por sua equipe, Temer passou a considerar a necessidad­e de uma regra especial para quem, apesar de ser considerad­o jovem para se aposentar, completará em breve as exigências para ter o benefício.

“Verificamo­s, por exemplo, que muitas mulheres começaram a contribuir antes dos 16 anos e hoje estão com 42 ou 43 anos. Não é justo que elas se aposentem aos 65 anos”, revelou um assessor.

Temer ainda avalia quais serão os critérios para incluir parte dos segurados nessa regra especial, sem que isso traga prejuízo para o projeto da reforma e, principalm­ente, para as contas públicas.

Mas está praticamen­te decidido que a reforma não poderá ser tão dura com esses segurados.

O mais provável é que o tempo de contribuiç­ão exigido aumente aos poucos, o que numa linguagem técnica é chamado de pedágio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil