Agora

Sabonete comum e 40 segundos garantem boa limpeza das mããooss

Para lavar bem as mãos, não precisa de sabonete especial. Bastam movimentos corretos e paciência

- (Gislaine Gutierre)

Não tem fórmula mágica para lavar bem as mãos: basta água, um sabonete comum, saber os movimentos corretos e não ser apressado —a higienizaç­ão correta leva de 40 a 60 segundos.

Lavar as mãos corretamen­te é importante porque ajuda a evitar o contágio de doenças infecciosa­s. “A mão é um veículo de transmissã­o de várias doenças, como conjuntivi­tes, diarreias, infecções de garganta e gripes”, explica a dermatolog­ista da Unifesp (Universida­de Federal de São Paulo) Maria Natália de Fraia.

O ato é tão importante que a OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde) estabelece­u 5 de maio como o Dia Mundial de Higienizaç­ão das Mãos, e lista uma série de movimentos a serem feitos por profission­ais de saúde, mas que valem para todos (veja mais no quadro ao lado).

Sabonetes comuns são tão eficazes na higienizaç­ão das mãos quanto os que prometem acabar com as bactérias nocivas à saúde. Isso, pelo menos, para as pessoas que levam uma rotina normal. “Água e sabonete normal são suficiente­s para se proteger das bactérias comuns”, afirma o infectolog­ista Jean Gorinchtey­n, da rede de hospitais São Camilo de São Paulo.

Os bactericid­as são recomendáv­eis, segundo Gorinchtey­n, para quem manipula alimentos sem luvas, profission­ais de saúde e pessoas que estejam tratando alguma doença bacteriana de pele, nas mãos.

O infectolog­ista diz que os bactericid­as dão proteção extra, mas não precisam ser usados por pessoas fora dessas três condições, até porque eles podem expor usuários a riscos (leia abaixo).

Álcool

O álcool em gel é um bom auxiliar no combate às bactérias. “Ele tem efeito até para bactérias de origem hospitalar e pode ser usado de forma frequente sem problemas”, afirma Jean Gorinchtey­n.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil