Agora

Moorrttees­s nnoo tttrrrâânn­ssiiitttoo da capital caem em setembro, diz Estado

Cidade registrou 74 óbitos em acidentes no mês passado, dois a menos em relação a setembro de 2015

- (William Correia)

Mês em que começou a redução das velocidade­s das marginais Tietê e Pinheiros

O número de mortes decorrente­s de acidentes de trânsito diminuiu na cidade de São Paulo em setembro. Segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do sistema Infosiga, ligado à gestão Geraldo Alckmin (PSDB) no governo estadual, foram 74 óbitos no trânsito da capital no mês passado. Em setembro de 2015, esse número era de 76, representa­ndo uma queda de 2,6%.

A redução é mais representa­tiva na comparação com o mês anterior. Em agosto deste ano, quando um dos principais temas na campanha eleitoral da capital foi o aumento ou não da velocidade nas marginais (leia texto nesta página), o sistema indicou 103 mortos em acidentes de trânsito na capital. Comparado a setembro, foi 28,2% menor.

Na soma das mortes no trânsito na cidade em todo o ano, a queda chama atenção. Foram 719 óbitos de janeiro a setembro de 2016, uma queda de 15,5% em relação na comparação com as 851 mortes registrada­s no mesmo período em 2015.

O número de vítimas no trânsito em todo o Estado também caiu: de 466 em setembro de 2015 para 446 no mês passado, uma diminuição de 4,3%.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ligada à gestão Fernando Haddad (PT), preferiu não comentar os números por discordar dos métodos usados pelo Infosiga, que inclui registros da Polícia Civil e atendiment­o das PM e Rodoviária Federal. Os órgãos municipais dizem seguir recomendaç­ão da OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde) e aguardar 30 dias após o fechamento do mês para divulgar dados.

Já a Secretaria Estadual de Logística e Transporte­s atribuiu a redução dos óbitos “ao trabalho realizado em municípios conveniado­s ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, onde foram criados comitês locais focados na discussão de melhorias em projetos de infraestru­tura, campanhas educativas no trânsito, fiscalizaç­ão e outras ações”.

A Artesp (agência de transporte­s do Estado) diz que “os investimen­tos em obras e constantes campanhas de conscienti­zação têm sido o pilar para se obter resultados positivos”.

 ?? Fabio Vieira/Agência O Globo ??
Fabio Vieira/Agência O Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil