Agora

Brasileiro acusado de matar casal na Espanha se entrega

Sobrinho de uma das vítimas viajou para a Espanha para depor sobre morte de casal e filhos em Madri

- (FSP e Agências)

O jovem brasileiro François Patrick Gouveia, 19, suspeito de ter esquarteja­do o tio e a mulher dele e matado os dois filhos do casal, de um e quatro anos, em Pioz, na província de Guadalajar­a, na Espanha, entregou-se no Brasil e viajou a Madri para depor voluntaria­mente à Guarda Civil espanhola.

Segundo o advogado de Gouveia, Eduardo Araújo, a viagem voluntária foi acertada depois de uma série de conversas entre ele e as autoridade­s espanholas.

“Se entrega porque sabe que na prisão no Brasil não sobreviver­ia. [Na Espanha], o advogado vai tentar diminuir a pena por conta dos problemas mentais [de Gouveia]”, disse o irmão de uma das vítimas e tio do suspeito.

Sem um mandado de prisão aqui no Brasil, Gouveia viajou sozinho em um voo convencion­al, com escalas em Recife e em São Paulo. O avião chegou à capital espanhola ontem, por volta das 9h (horário de Brasília) .

Assim que chegou à Europa, o jovem foi detido pela Guarda Civil, que afirma ter “muitos indícios razoáveis e provas indubitáve­is” de que ele foi o autor material do crime. Segundo Araújo, Gouveia nega a autoria.

Na semana passada, um funcionári­o do governo espanhol afirmou que o GPS do telefone celular do suspeito indicou que ele estava na casa de Pioz no dia do crime.

Além disso, os investigad­ores acrescenta­ram que o jovem suspeito apresenta um perfil psicótico. Em 2013, Gouveia, então aos 16 anos, esfaqueou um professor e cumpriu 45 dias de medida socioeduca­tiva.

Entre os indícios citados, os investigad­ores apontaram que ele trocou apressadam­ente sua passagem de avião para voltar ao Brasil em 20 de setembro, dois dias depois da descoberta dos cadáveres.

O ministério das Relações Exteriores da Espanha havia solicitado ao Brasil a detenção de Gouveia, mas o governo brasileiro não poderia entregar o jovem em virtude do tratado bilateral de extradição.

 ?? Reprodução/Twitter/@guardiaciv­il ?? Suspeito de matar e esquarteja­r familiares, François Patrick Gouveia, é preso pela polícia espanhola ao desembarca­r no aeroporto de Madri, na Espanha
Reprodução/Twitter/@guardiaciv­il Suspeito de matar e esquarteja­r familiares, François Patrick Gouveia, é preso pela polícia espanhola ao desembarca­r no aeroporto de Madri, na Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil