Agora

Ilha do litoral norte paulista reúne uma série de belas praias e passeios para o turista ficar perto da natureza

- (Leandro Vieira)

O nome não é exagero. Ilhabela, município do litoral norte de São Paulo a 198 km da capital, honra a maneira como é chamado com praias de encher os olhos e para descansar o corpo.

A ilha fica em frente ao município de São Sebastião e tem desde praias de fácil acesso até outras mais isoladas, ideais para o descanso e o relaxament­o.

A praia do Perequê é uma das mais conhecidas e extensas. Fica na região central da ilha e tem fácil acesso. De suas areias saem boa parte dos barcos que levam para os passeios no mar.

“Além de linda, ela tem parquinhos para as crianças gastarem a energia. Dá para fazer um passeio tranquilo pela calçada. É possível descansar na sombra dos coqueiros e tomar um suco de fruta natural das lanchonete­s”, conta a professora Priscila Costa, 39 anos.

A quadra poliesport­iva foi reformada recentemen­te para a prática de futebol, vôlei e basquete.

A beleza natural do lugar Um dos pontos mais visitados da ilha. Guarda o Santuário Ecológico Submarino, que preserva espécies importante­s da vida marinha. O visitante pode curtir a vista da ilha nos bares e restaurant­es locais impression­ou o representa­nte comercial Thiago Lelis, 36 anos. “Estive lá há pouco tempo, e todas as praias que visitei são de fato lindas. Na parte norte da ilha, gostei mais das de Jabaquara e Pacuíba. No lado sul, as melhores são Feiticeira e Veloso.”

Lelis recomenda o passeio de jipe organizado pela Jeep Tour (tel. (12) 3896-1866), que parte da sede, no bairro Perequê, passa pelo Parque Estadual de Ilhabela e visita diferentes pontos, com paradas para descanso e fotos. “Os guias tratam os lugares com carinho, contam as histórias e permitem ao visitante ver o que uma rápida olhada não consegue enxergar”, explica Lelis.

O passeio vai até a cachoeira do Gato, outro ponto famoso de Ilhabela, onde o visitante pode apreciar, além da piscina natural do lugar, 70 metros de queda-d’água. A volta, que dura cerca de seis horas, custa R$ 80 por pessoa. Crianças de até quatro anos não pagam e, entre quatro e nove anos, pagam metade do valor.

“Ilhabela encanta porque cada praia tem a sua caracterís­tica. O visitante pode ir a cada uma delas e em todas terá um tipo de satisfação”, conta Arnaldo dos Santos, guia da Jeep Tour.

As refeições são uma atração à parte. Ilhabela oferece diversos tipos de restaurant­e. “Não teve um lugar na cidade em que eu comi mal. No Gaudi, experiment­ei a melhor paella da minha vida”, diz Thiago Lelis. Localizado na praia do Perequê, o Gaudi oferece o prato típico espanhol, que pode servir até quatro pessoas por R$ 192.

Quem quiser uma comida mais rápida pode ir ao Kebab do Drácula, também na praia do Perequê. “Os pratos são gostosos e não são tão pesados quanto a comida árabe costuma ser. E o atendiment­o é excelente”, diz Priscila Costa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil