Agora

Pacientes têm que imprimir exame em loja

Como a impressora do Pronto Atendiment­o em Santo André está quebrada, paciente paga para ter exame

- (Regiane Soares)

Pacientes do Pronto Atendiment­o 24 Horas do Bangu, em Santo André (ABC), estão tendo que pagar para imprimir resultado de exames. Segundo o segurança Mamédio de Souza Ramalho, 50 anos, o motivo é o fato de a impressora do local estar quebrada há mais de um mês.

Ele só soube que teria de pagar pela impressão na terça-feira, quando foi retirar exames de sangue para diagnostic­ar diabetes. Segundo ele, uma funcionári­a disse que a impressora estava quebrada e o orientou a imprimir os exames em uma bomboniere a 500 m dali.

“Eles me deram um código de barras e uma senha para entregar em uma bomboniere. Chegando lá, a moça entrou no sistema do laboratóri­o, localizou meus exames e imprimiu”, afirmou Ramalho, que teve que pagar R$ 3 pelas três folhas de exames.

O dono da bomboniere Doce Coração, Roberto Pereira Matos, 61 anos, disse que há um mês e meio imprime, diariament­e, exames. Porém, a situação se arrasta há um ano. “Quando eles consertam a impressora, os pacientes deixam de vir. Aí quebra de novo, eles voltam”, afirmou.

Papel e tinta

Matos disse atender de 20 a 30 pacientes por dia. Alguns chegam sem saber que o serviço é pago. “Eu tenho que cobrar porque tenho custo com papel e tinta. Mas alguns que não têm condi- ções eu nem cobro”, afirmou o comerciant­e.

Segundo Ramalho, a funcionári­a do pronto-atendiment­o afirmou que já foi solicitada uma nova impressora para o serviço, mas o pedido ainda não foi atendido. Para ele, a situação é absurda, pois muitos não conseguem nem pagar, nem se locomover até o comércio. “Eu ainda tenho condições de pagar e de andar. Mas e quem não tem?”, pergunta Ramalho.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? O segurança Mamédio de Souza Ramalho, 50 anos, pede para imprimir exames em loja a 500 m do Pronto Atendiment­o Bangu, em Santo André
Rivaldo Gomes/Folhapress O segurança Mamédio de Souza Ramalho, 50 anos, pede para imprimir exames em loja a 500 m do Pronto Atendiment­o Bangu, em Santo André

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil