Agora

Crise leva família a comprar no atacado

Preço mais baixo é o principal motivo para optar pelo atacadista; estocar itens ajuda a fugir da inflação

- (Clayton Castelani)

As famílias estão recorrendo às compras no atacado para tentar driblar a inflação.

Nos últimos dois anos, cresceu de 7% para 24% a fatia de consumidor­es que preferem comprar em atacadista­s, como Assaí, Atacadão e Roldão, por exemplo, segundo um estudo da consultori­a Quorum Brasil.

O preço mais baixo —em relação aos supermerca­dos, minimercad­os e sacolões— é o principal atrativo dos atacadista­s para a metade dos consumidor­es que frequentam esses locais, ainda de acordo com a pesquisa.

Em consulta feita ontem pelo Agora, em uma compra com cinco itens (leite, açúcar, ovos, salsicha e sabão em pó), os valores unitários dos produtos ficariam 74% mais caros, em média, se fossem adquiridos no supermerca­do.

Mas não é apenas o preço baixo que tem levado mais consumidor­es a comprar em maior quantidade.

Em períodos de avanço da inflação, os consumidor­es também procuram estocar produtos, segundo a Abad (associação de atacadista­s).

Entre setembro de 2014 e o mesmo mês deste ano —período em que foi feita a pesquisa da Quorum—, a inflação acumulou alta de 19,4%.

Nesse contexto, a conveniênc­ia de fazer compras menores e em locais mais próximos de casa deu lugar à necessidad­e de proteger o bolso. Leite Italac Integral Açúcar Caravelas Sabão em pó Omo Multiação Ovo branco grande Salsicha Sadia Hot-Dog 2,05 lt (na caixa com 12) 2,19 kg (no fardo com 10 kg) 6,48 kg (a partir de 6 unidades) 3,36 a dúzia (caixa com 60 ovos) 8,10 kg (congelado no pacote com 3 kg) 10,90 kg

 ??  ?? Produto
Produto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil