Agora

Pente-fino já cortou 8 em cada 10 auxílios

- (CG)

O pente-fino do INSS já cortou 8 em cada 10 auxílios-doença após a perícia de revisão. Balanço divulgado pelo instituto nesta semana diz que foram suspensos 8.442 benefícios, o que representa 77,49% do total que passou pelo exame.

Até o dia 15 de outubro, data em que o balanço prévio foi fechado, foram enviadas 79.494 cartas a segurados que recebem auxílio, o que correspond­e a 52,88% das 150.314 previstas.

Além das correspond­ências já enviadas, o INSS deve con- vocar 3.548 beneficiár­ios por edital, por não terem sido encontrado­s pelos Correios.

A revisão do auxílio-doença e da aposentado­ria por invalidez foi instituída em julho, com a publicação da MP (medida provisória) 739.

A meta do governo é eco- nomizar mais de R$ 139 milhões por ano com os cortes.

Até agora, estão sendo convocados dois lotes de segurados: quem tem até 39 anos de idade e os com 40 a 45 anos de idade.

A revisão das aposentado­rias por invalidez que não passam por perícia há mais de dois anos será em 2017.

Nesta semana, a MP 39 foi aprovada na comissão mista do Congresso criada para analisá-la e seguirá para a Câmara dos Deputados, para ser votada em regime de urgência. O texto foi convertido no PLP (Projeto de Lei Complement­ar) nº 30.

O relatório final do deputado Pedro Fernandes (PTBMA) praticamen­te manteve o texto original do governo.

Além do exame revisional, a MP institui bônus de R$ 60 aos médicos por perícia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil