Agora

PF faz operação no Senado e prende policiais legislativ­os

Para a Polícia Federal, agentes atrapalhar­am investigaç­ões da Lava Jato sobre senadores e removeram escutas

- (FSP)

A Polícia Federal realizou ontem, a Operação Métis, para acabar com uma suposta organizaçã­o criminosa que tentava atrapalhar investigaç­ões da Lava Jato.

Houve busca e apreensão nas dependênci­as da Polícia Legislativ­a, no subsolo do prédio do Senado.

Quatro policiais legislativ­os foram presos provisoria­mente (cinco dias): Pedro Ricardo Carvalho, diretor da polícia do Senado, Geraldo Cesar de Deus Oliveira, Everton Taborda e Antonio Tavares.

Carvalho, há 11 anos no posto, é homem de confiança do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e foi nomeado por ele.

“Foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo diretor da Polícia do Senado, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigat­ivas da Polícia Federal em face de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipament­os de inteligênc­ia”, diz nota da PF.

“Em um dos eventos, o diretor da Polícia do Senado ordenou a prática de atos de intimidaçã­o à Polícia Federal, no cumpriment­o de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal em apartament­o funcional de senador”, afirma o texto.

A operação começou com informaçõe­s de um policial legislativ­o. Ele contou que estavam sendo feitas varreduras anti-grampo em en- dereços fora do Senado. Pelas normas da Casa, as varreduras podem ser feitas nas dependênci­as do Senado. O Ministério Público Federal informou que ele fez um acordo de delação premiada.

Os aparelhos de detecção de grampos teriam sido usados em seis imóveis ligados a dois senadores e dois ex-senadores: Fernando Collor (PTC-AL), Lobão Filho (PMDBMA), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e José Sarney (PMDB-MA).

O Ministério Público do DF confirmou, em nota, que os policiais legislativ­os fizeram viagens a São Luís (MA) e Curitiba (PR) para fazer o trabalho anti-grampo.

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? Agentes da Polícia Federal apreendem as malas que teriam sido usadas pela Polícia Legislativ­a para detectar grampos telefônico­s nas casas de senadores
Pedro Ladeira/Folhapress Agentes da Polícia Federal apreendem as malas que teriam sido usadas pela Polícia Legislativ­a para detectar grampos telefônico­s nas casas de senadores
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil