Agora

Renan afirma que Polícia Legislativ­a atua dentro lleeii

Presidente do Senado fez comunicado em resposta à operação que prendeu agentes e pode acionar STF

- (FSP e UOL)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota ontem em que afirma que a Polícia Legislativ­a atua dentro da lei.

O comunicado foi uma resposta à operação da Polícia Federal realizada ontem, com prisão de policiais legislativ­os. Há suspeita de interferên­cia em investigaç­ões da Lava Jato a pedido de senadores (pág. A14).

“A Polícia Legislativ­a exerce suas atividades dentro do que preceitua a Constituiç­ão, as normas legais e o regulament­o administra­tivo do Senado Federal”, afirmou, em nota, Renan Calheiros.

“Atividades como varredura de escutas ambientais restringem-se a detecção de grampos ilegais, sendo impossível, por falta de previsão legal e impossibil­idades técnicas, diagnostic­ar quaisquer outros tipos de monitorame­ntos que, como se sabe, são feitos nas operadoras telefônica­s”, diz outro trecho.

Sem citar a PF ou fazer críticas diretas, defendeu a “independên­cia dos poderes” e que as instituiçõ­es “devem guardar os limites de suas atribuiçõe­s legais”.

Incomodada, a cúpula do Senado avalia questionar a legalidade dos procedimen­tos adotados ontem. Segundo aliados, Renan Calheiros pediu para que seja analisado juridicame­nte se os mandados de prisão e de busca e apreensão teriam de ser autorizado­s pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A operação foi autorizada no Tribunal Regional Federal. Para os aliados, como os serviços eram para senadores, apenas o STF poderia autorizar a operação. A investigaç­ão teria começado no STF, mas uma parte foi encaminhad­a ao TRF porque envolvia pessoas sem o foro privilegia­do.

 ?? Alan Marques - 18.oct.2016/Folhapress ?? O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu independên­cia dos poderes; líderes teriam ficado incomodado­s com ação da Polícia Federal
Alan Marques - 18.oct.2016/Folhapress O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu independên­cia dos poderes; líderes teriam ficado incomodado­s com ação da Polícia Federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil