Agora

Força faz segurança do Senado

- (UOL)

A operação chamou a atenção para esse órgão nem sempre bem conhecido: as polícias legislativ­as.

O Senado Federal, assim como a Câmara dos Deputados, possui uma força policial própria, para garantir a segurança e também de investigar crimes cometidos nos prédios da instituiçã­o.

Por ter as atribuiçõe­s de tanto garantir a segurança, por meio de policiamen­to das áreas do Senado, quanto de investigar crimes, a polícia legislativ­a reúne caracterís­ticas da Polícia Militar e das polícias civil e federal.

Quando há investigaç­ões criminais, a Polícia do Senado atua como a Civil ou a Federal: após concluir a investigaç­ão, o inquérito é encaminhad­o ao Ministério Público, recomendan­do ou não o indiciamen­to pelos crimes.

A Polícia do Senado não tem atribuição para investigar crimes cometidos por Senadores, mesmo os ocorridos dentro da instituiçã­o. A apuração fica a cargo do corregedor da Casa, que é sempre um dos senadores.

Nas atividades de rotina do Senado, como sessões do plenário e reuniões de comissões, há sempre policiais legislativ­os fazendo a segurança. Eles também protegem o presidente da Casa, inclusive em viagens. São 161 policiais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil