Agora

‘Prefiro a vida que a perna’, afirma Follmann no hospital

Jogador de 24 anos está consciente e conversa. Neto e Henzel são os que mais preocupam

-

O goleiro Jackson Follmann, da Chapecoens­e, teve uma melhora que surpreende­u os médicos, já está consciente e conversand­o. Segundo os especialis­tas brasileiro­s que o acompanham em Medellín, Jackson está ciente de que sua perna direita foi amputada e afirmou sobre isso: “Prefiro a vida que a perna. Vamos tirar isso de letra”.

O relato foi feito pelo cardiologi­sta Edson Stakonski e pelo ortopedist­a especialis­ta em coluna Marcos André Sognali, ambos médicos da Chapecoens­e, em entrevista coletiva no hospital San Vicente, em Rionegro, cidade próxima a Medellín onde estão internados os quatro brasileiro­s sobreviven­tes. O diretor médico do hospital, Ferney Rodríguez, também participou.

Todos ainda estão na UTI, mas o quadro de Jackson, 24 anos, passou a ser o mais animador, junto como o do lateral Alan Ruschel, 27. Os casos mais graves são os do zagueiro Neto, 31, e do jornalista Rafael Henzel, 43.

Jackson não está mais entubado. Além de ter a perna amputada, ele sofreu uma fratura na segunda vértebra cervical, para a qual ainda se estuda a possibilid­ade de tratamento cirúrgico, por isso está com um colar cervical. Mas não tem comprometi­mento neurológic­o.

Mesmo com a melhora, Follmann deve permanecer na UTI. “São todos pacientes politrauma­tizados que estão recebendo cuidados intensivos, o quadro deles muda a

Rafael Henzel, 43 anos

O jornalista da Rádio Oeste Capital, que teve um trauma torácico e uma fratura de perna, apresentou melhoras no pulmão. Os médicos tratam uma pneumonia e, apesar de ele estar em estado grave, estão otimistas sobre sua recuperaçã­o O goleiro reserva ainda passará por uma delicada cirurgia na segunda vértebra cervical, que não é emergencia­l. Ele já não está mais entubado e conversa com familiares. O jogador está consciente e sabe que teve a perna direita amputada cada seis ou 12 horas”, disse Stakonski. O quadro de Alan foi definido como ainda crítico, mas com uma melhora (veja mais abaixo)

Em situação muito grave, Neto continua sedado e entubado. Tem uma lesão pul- O lateral, que passou por cirurgia na coluna vertebral, já movimenta as pernas, respira sem ajuda de aparelho e consegue conversar. Ele já está comendo sem ajuda de sonda e não se lembra do acidente. Porém, ele corre riscos de infecção. Ele tem perguntado aos parentes sobre os colegas do time. Seu pai, Flávio, contou ao filho apenas que alguns companheir­os da equipe estão internados no mesmo hospital A boliviana segue internada em Medellín, mas seu estado de saúde é bom. Ela está consciente e segue sendo tratada de uma entorse de tornozelo, mas se recupera bem monar, o mais preocupant­e, e uma fratura da quinta vértebra lombar, que a princípio não é grave, segundo os médicos. Como o zagueiro teve uma leve piora na função pulmonar, ainda ontem seria feito um procedimen­to para O zagueiro que sofreu um trauma na cabeça está bem e apresenta boas perspectiv­as de melhora. Ele sofreu perfuração no pulmão e aguentou quase oito horas debaixo dos escombros antes de ser resgatado. O porte atlético tem ajudado na recuperaçã­o. O médico afirma acreditar que ele poderá voltar a jogar futebol. Ele segue sedado O boliviano teve alta anteontem praticamen­te sem ferimentos. Ele usava apenas um protetor ortopédico no pescoço por precaução e levantou da cadeira de rodas para seguir caminhando até a ambulância. Ele voltou para a Bolívia, onde mora. Ele divulgou um vídeo agradecend­o aos colombiano­s e até tocou flauta lavar e expandir o pulmão. Mas também não apresentou problemas neurológic­os.

O médico Marcos André Sognali contou que, pela relação profission­al, acabou desenvolve­ndo uma “amizade intensa” com Neto. “O Neto é fisicament­e muito forte, é um touro, mas tem um lado psicológic­o mais forte ainda, é literalmen­te um guerreiro”, disse.

O jornalista Rafael Henzel ainda está sedado e em condição crítica mas estável, se-

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil