Agora

Número de furtos e roubos cresce em cidades do litoral

São Vicente, Bertioga e Caraguatat­uba são algumas cidades que sofreram aumento de roubos neste ano

- (FSP)

Municípios do litoral norte e sul registrara­m aumento de roubos e furtos neste ano, além de altas superiores às da capital e do Estado, apontam dados da Secretaria da Segurança Pública.

Caraguatat­uba tem um dos piores cenários: os roubos cresceram 54% de janeiro a outubro em relação ao mesmo período do ano passado. Na capital paulista, a alta foi de 4%. No Estado, 6%.

Já os furtos (quando não há violência ou ameaça) na cidade litorânea aumentaram 39%, ante alta de 3% na capital e 4% no Estado.

No litoral sul, houve alta de roubos em São Vicente (25%), Bertioga (22%), Itanhaém (18%) e Peruíbe (17%). Santos e Mongaguá tiveram redução de assaltos e furtos. Por outro lado,

Guarujá também diminuiu esses delitos, mas registrou 59% mais roubos de carros do que no ano passado —de 150 para 239 crimes.

Em julho, a cabeleirei­ra Rose de Almeida, 54 anos, brigou com um ladrão que queria levar seu celular, na praia, em Caraguatat­uba. “Meu celular estava na mesa. O rapaz passou e tentou pegá-lo. Consegui puxar o aparelho e ele fugiu correndo.”

Ela tem casa na cidade há 35 anos e, há dois meses, instalou cercas elétricas e colocou todos os pertences do imóvel no seguro.

Videoconfe­rência

Policiais civis do litoral norte reclamam de falta de efetivo para registrar e investigar os crimes na região. Por falta de delegados durante a noite, a delegacia de Caraguatat­uba fica responsáve­l por apurar delitos de outras cidades litorâneas, como São Sebastião e Ilhabela.

Para produzir boletins de ocorrência, os agentes precisam ouvir os depoimento­s das vítimas ou de pessoas detidas por meio de videoconfe­rências. “Se não for assim, as pessoas terão de se deslocar por quilômetro­s para vir aqui”, diz um policial.

São Sebastião também teve mais roubos: 39%. Em Ubatuba, a alta foi de 22%.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil