Agora

Câmara pagou 1.283 para o exterior em seis anos

Passagens e diárias de até R$ 1.500 com dinheiro público levam deputados até ao Salão do Chocolate

- (FSP)

A Câmara bancou 1.283 viagens de deputados federais ao exterior desde 2010.

Levantamen­to da reportagem em dados oficiais mostra notivações, destinos e explicaçõe­s variadas para as missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continente­s. EUA, Suíça e França foram mais visitados.

A maioria das justificat­ivas defendem o conhecimen­to de realidades diversas, além de parcerias com governos, parlamento­s e empresário­s de outros países. O que costuma inclui turismo ou atividades de utilidade duvidosa.

Nelson Pellegrino (PT-BA), por exemplo, fez 14. Quatro para a França, onde participou de encontros de defesa.

A última, em outubro deste ano, foi para visitar o Salão do Chocolate de Paris. Ele também conheceu uma região produtora de vinhos. Recebeu da Câmara R$ 7.750 em diárias, mais passagens.

Em maio, três deputados foram para Nova York para serem homenagead­os pela comunidade brasileira local.

Geovania de Sá (PSDB-SC) por projeto que prevê traslado de corpos gratuitos para famílias pobres. A proposta, de 2015, está parada.

Jovair Arantes (PTB-GO) alegou a “‘relevância nacional” do seu trabalho. Ele havia acabado de ser o relator do impeachmen­t de Dilma.

Campeões

Os deputados campeões de viagens ao exterior são Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e Claudio Cajado (DEM-BA).

Mudalen fez 28 no período. A última para a Assembleia Geral das Nações Uni- das, sobre a qual entregou um relatório com trechos copiados do site da ONU.

Uma das mais caras foi liderada, em 2015, pelo então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso. Foram 20 deputados e pelo menos oito mulheres para encontro na Rússia, com direito a turismo em Israel, Paris e uma sessão do balé Bolshoi, em Moscou.

Outro campeão, Fábio Ramalho (PMDB-MG) ficou cinco dias em Londres, em 2010, para um jantar de gala para premiação dos “homens do ano”. “Agradeço a esta Casa pela inesquecív­el oportunida­de de ter estado presente em tão significan­te evento”, registrou o deputado no relatório de uma página que entregou à Câmara.

Nas 15 viagens seguintes participou, entre outras, da abertura da Olimpíada de Londres e de comitivas à China, Rússia e Polônia. Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) EUA Suíça Claudio Cajado (DEM-BA) 258 80 França Panamá Átila Lins (PSD-AM) 63 60 Cleber Verde (PRB-MA) Fábio Ramalho (PMDB-MG) para outros países

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil