Agora

Fidel Castro será enterrado hoje

- (FSP)

Cuba Na chamada Caravana da Liberdade, que desde a última quarta está atravessan­do Cuba com as cinzas de Fidel Castro, centenas de milhares de pessoas se perfilaram nas ruas e rodovias para avistar, por poucos segundos, a pequena urna funerária levada por um veículo militar.

Por volta das 12h (horário local) de ontem, o cortejo fúnebre chegou a Santiago, berço da Revolução Cubana. À noite, haveria uma celebração com o esperado discurso de Raúl Castro.

As homenagens a Fidel, morto no último dia 25 aos 90 anos, terminam com o funeral hoje, em Santiago de Cuba. A caravana percorreu cerca de 900 km desde Havana, no sentido contrário ao da marcha revolucion­ária que levou o líder comunista ao poder, em 1959.

Em Santa Clara, a urna de Fidel passou a noite de quinta para sexta no mausoléu onde estão os restos do guerrilhei­ro Che Guevara.

A cidade na região central de Cuba foi o palco do último encontro ente os dois, em 1966. No ano seguinte, Che seria assassinad­o na Bolívia.

Maradona

O ex-jogador argentino Diego Maradona participa do funeral. “Vim estar com meu segundo pai”, disse à TV estatal. Ele se declarou grato por ter sido acolhido no país quando fez tratamento do vício em drogas, em 2004.

Maradona criticou o presidente da Argentina, Maurício Macri, que o afastou do Boca Juniors. “Um presidente que não sabe de nada. Sou um soldado cubano. Nunca serei um soldado macrista.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil