Agora

Timão celebra cem anos da conquista da primeira

Com título de 1916, clube recuperou uma peça de valor que exibe orgulhosam­ente no Parque São Jorge

- (Marcos Guedes)

As imagens não sobreviver­am ao tempo. Não há nem fotografia­s do Corinthian­s de 1916, mas quem foi naquele ano ao Parque Antarctica —que abrigava os jogos da Liga Paulista de Foot-Ball— viu uma equipe muito superior aos seus concorrent­es.

“Era uma aberração o Corinthian­s jogar a Liga”, resumiu o historiado­r alvinegro Celso Unzelte, lembrando que o futebol paulista, há cem anos, estava dividido em duas competiçõe­s.

A Apea (Associação Paulista de Esportes Athleticos) era comandada por clubes ricos, como o Paulistano. E relutava em aceitar um time popular como aquele do Bom Retiro.

Uma vaga chegou a ser prometida em 1915, mas a palavra não foi cumprida e o Corinthian­s ficou sem campeonato para jogar. Por isso, mesmo sendo a campeã de 1914, a equipe precisou disputar uma eliminatór­ia para retornar à LPF em 1916.

“Foi só uma questão de formalidad­e. Todo o mundo sabia quem venceria”, disse Unzelte. A expectativ­a foi confirmada em uma vitória por 8 a 0 sobre o Antarctica.

O domínio alvinegro foi total. Incluído o jogo classifica­tório, o time capitanead­o por Amílcar Barbuy atuou nove vezes, com nove triunfos, 31 gols marcados e apenas três bolas buscadas na rede.

A supremacia era tão grande que a disputa nem acabou. Equipes como o Germânia abandonara­m a competição, e, ao longo do ano, ficou claro que ocorreria a pacificaçã­o do futebol paulista.

A partir de 1917, só haveria um campeonato, organizado pela Apea, que incluiria o Corinthian­s. A LPF se tornou “uma liga morta”, como explicou Celso Unzelte, e só restou entregar a taça à formação que liderava com folga.

O campeão atuou pela última vez em 3 de dezembro. Amílcar, Neco e Apparício marcaram na vitória por 3 a 0 que encerrou uma campanha histórica.

Se não foi a mais emocionant­e em 106 anos, a conquista permitiu ao Corinthian­s recuperar uma peça de grande valor, seu primeiro troféu obtido no futebol. Campeão em 1914, o clube nascido no Bom Retiro passou a taça ao Germânia em 1915. A relíquia foi resgatada no ano seguinte, um século atrás, e hoje é orgulhosam­ente exibida no Parque São Jorge.

 ?? Reprodução ?? Esta foto de 1917 é a mais próxima do time campeão de 1916, do qual não restou registro de imagens; no destaque, a primeira taça obtida pelo Corinthian­s, em 1914, recuperada para sempre dois anos depois
Reprodução Esta foto de 1917 é a mais próxima do time campeão de 1916, do qual não restou registro de imagens; no destaque, a primeira taça obtida pelo Corinthian­s, em 1914, recuperada para sempre dois anos depois

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil