Agora

Orixás vão levar Vai-Vai do céu à terra

Escola do Bexiga fará homenagem a mãe de santo e levará misses negras ao sambódromo

- (Lucilene Oliveira)

A Vai-Vai, quarta escola a se apresentar na segunda noite, vai homenagear Mãe Menininha do Gantois, considerad­a um dos nomes mais expressivo­s do candomblé brasileiro. Sem o objetivo de contar a vida e obra da mãe de santo, as alas e alegorias da escola representa­rão os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar.

O abre-alas terá as seis misses negras que disputa- ram o Miss Brasil em 2016, fantasiada­s de Oduduwa, entre elas a representa­nte do país no Miss Universo, Raíssa Santana. A deusa é a responsáve­l pela criação do mundo, segundo a religião africana.

A segunda alegoria lembrará os orixás da terra, o fogo virá no terceiro carro. O quarto será destinado ao ar. No último, a agremiação representa­rá a água. “Para encerrar o desfile com Oxum, o orixá da Mãe Menininha”, diz Janaína Decarli, diretora de Carnaval da escola.

Nas alturas

A Nenê de Vila Matilde, outra escola tradiciona­l, conta- rá a história de Curitiba (PR) com os carros alegóricos mais altos de sua história. A águia azul, símbolo da escola, terá mais de 20 metros de envergadur­a e fará movimentos.

O abre-alas vai trazer as riquezas naturais da cidade: a fauna e flora serão repres entadas por aves e animais como a gralha-azul e a capivara. Os transporte­s públicos, modelo de excelência, estarão representa­dos em um carro, com um ponto de ônibus.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil