Agora

‘Mulata bossa nova’ venceu o preconceit­o e inspirou letra

- (FSP)

Rio de Janeiro, 1963. Vera Lúcia Couto, com 18 anos, recusava convites para participar do concurso ao Miss Renascença, clube de classe média no Rio de Janeiro fundado por negros. Seu pai gastaria muito com as roupas necessária­s para concorrer e ele havia lhe prometido o carro de presente.

Um ano depois, Vera foi a primeira negra a vencer o concurso de miss Guanabara. Mais tarde, ainda tentaria o Miss Brasil, ficando com o segundo lugar.

Hoje, aos 72 anos, Vera lembra: “Gritaram: ‘Sai daí, crioula. Seu lugar é na cozinha!’. Eu era muito menina, me entristece­u, fiquei bem constrangi­da”, afirma.

Com o título, tornou-se a primeira miss negra do Brasil. E ganhou uma música: ela é a “mulata bossa nova” da marchinha “Mulata Iê Iê Iê” (veja trecho da letra acima). Hoje a música é tema de debate entre mulheres negras, que discordam do uso do termo “mulata” —que vem de “mula”.

Vera viajou pelo mundo, participan­do de outras competiçõe­s. Disputou o Miss Beleza Internacio­nal em Long Beach, nos EUA —a primeira mulher negra a representa­r o Brasil em um concurso como aquele. Viajou para a Europa, América do Sul. Viajou pelo Brasil todo, com a mãe.

Hoje, é assistente da dire- toria de operações da Riotur, onde trabalha desde a década de 1980. “Atualmente nem gosto tanto de Carnaval. Por causa do meu trabalho, já se tornou lugar comum”, diz. Volta e meia, ainda é chamada de “mulata bossa nova”. Mas não considera os versos ofensivos. “Na época não havia essa conotação”, diz. “Fiquei muito satisfeita e orgulhosa de receber uma homenagem que está aí há mais de 50 anos.”

 ?? Ricardo Borges/Folhapress ?? Vera Lúcia Couto, 72 anos, no Rio; funcionári­a da Riotur foi inspiração para marchinha ‘Mulata Iê Iê Iê’
Ricardo Borges/Folhapress Vera Lúcia Couto, 72 anos, no Rio; funcionári­a da Riotur foi inspiração para marchinha ‘Mulata Iê Iê Iê’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil