Agora

Veja em que ano poderá se aposentar com a reforma

A reforma no INSS vai impor mudança nos planos de quem já enxergava o benefício no horizonte próximo

- (Clayton Castelani)

A reforma da Previdênci­a poderá mudar radicalmen­te os planos de trabalhado­res que já tinham anotado no calendário a data da tão desejada aposentado­ria.

O impacto será maior sobre pessoas que pegaram no batente desde cedo, ainda na adolescênc­ia, e hoje são quarentões que já acumulam cerca de 30 anos de contribuiç­ão para o INSS.

Se as mudanças propostas pelo governo Michel Temer (PMDB) forem aprovadas pelo Congresso, homens de 41 a 49 anos que imaginavam poder pendurar as chuteiras entre 2018 e 2026 verão esse sonho ser adiado para o distante período entre 2033 e 2041. Veja detalhes ao lado.

Isso ocorrerá porque a reforma será mais dura com homens de até 49 anos de idade e mulheres que não passaram dos 44. Para esses trabalhado­res, o governo pretende impor a idade mínima de 65 anos para a aposentado­ria, independen­temente do ano em que eles entraram no mercado e do tempo de contribuiç­ão acumulado até este momento.

Transição

Para os segurados mais velhos, a reforma exigirá um acréscimo de 50% do tempo de contribuiç­ão que estiver faltando para a aposentado­ria. A reforma terá impacto bem menor para os segurados analisados na reportagem que entram na regra de transição —homens cinquentõe­s e mulheres de 45 anos ou mais que começaram a trabalhar antes dos 21 anos. Em todos esses exemplos, o tempo de contribuiç­ão exigido aumentaria em até três anos.

O tratamento desigual para pessoas com perfis semelhante­s tem gerado críticas à proposta da reforma. Idade da segurada hoje 42 anos 43 anos 44 anos 45 anos 46 anos Tempo de contribuiç­ão atual 26 anos 27 anos 28 anos 29 anos 30 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil