Agora

Cresce diferença de jornada entre homens e mulheres

Trabalhado­ras gastam 7,5 horas a mais por semana; governo quer igualar as regras das aposentado­rias

- (FSP)

A diferença de carga de trabalho total entre homens e mulheres aumentou em dez anos. Enquanto em 2005 elas trabalhava­m 6,9 horas a mais por semana que os homens, em 2015 essa diferença subiu para 7,5 horas.

O tempo gasto por homens com atividades profission­ais caiu quase 3 horas, mas essa queda não foi compensada por uma maior dedicação às tarefas domésticas, que seguiram ocupando em média 10 horas da semana deles.

Entre as mulheres, o tempo gasto com afazeres em casa continuou mais do que o dobro dos homens, passando de 26,9 horas para 24,4 horas —queda explicada pelo maior acesso a eletrodomé­sticos. O trabalho profission­al seguiu estável em 35 horas.

Somadas todas as atividades, a jornada total dos homens caiu de 48,4 horas semanais para 46,1 horas. Entre as mulheres, passou de 55,3 horas para 53,6 horas.

Outra diferença é quantos dizem fazer alguma atividade doméstica. As cerca de 10 horas semanais dedicadas à casa por eles é o que metade responde fazer. A outra metade nega realizar qualquer trabalho doméstico.

As que são as principais provedoras da família dedicam 19 horas por semana a tarefas domésticas. Já seus c ompanheiro­s dedicam 7,5 horas, de acordo com a demógrafa Simone Wajnaman, da UFMG (Universida­de Federal de Minas Gerais).

Segundo Natália Fontoura, pesquisado­ra do Ipea, mulheres com cônjuge têm mais afazeres domésticos. Quanto mais filhos, maior o tempo gasto com afazeres, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil