Agora

Motorista espera benefício há 6 meses

Segurado reclama da demora para saber se poderá se aposentar; o pedido foi feito em agosto de 2016

- (Vanessa Sarzedas)

O motorista Sérgio Pereira Lopes, 59 anos, deu entrada no pedido de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão em agosto do ano passado e reclama da falta de resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Um mês depois que pedi o benefício, recebi uma carta do INSS solicitand­o novos documentos. Providenci­ei tudo, em seguida, levei ao posto e o atendente disse que bastava eu esperar chegar a carta de concessão. Mas até agora não recebi nada.”

Segundo Lopes, o que faltava era o registro em uma empresa onde trabalhou por dois anos sem carteira assinada. “Entrei com um processo e ganhei. Fizemos o acordo e a empresa pagou o que devia”, afirma.

Antes de ser motorista, ele foi metalúrgic­o por muito tempo e acredita ter quase 39 anos de contribuiç­ão, já que diz ter direito ao tempo especial. “Antes de dar entrada, contratei um advoga- do para fazer o cálculo para mim”, conta.

O pedido e os documentos foram protocolad­os no posto de São José dos Pinhais (PR). “Entreguei a pessoas diferentes, mas disseram que estava tudo certo. Estou achando muito demorada essa resposta. Ligo na Central 135 e dizem que não têm previsão.

 ?? Ronny Santos/Folhapress ?? Sérgio Pereira Lopes quer se aposentar, mas, há seis meses, espera resposta do INSS; ele acredita ter 39 anos de contribuiç­ão, contando com o tempo especial
Ronny Santos/Folhapress Sérgio Pereira Lopes quer se aposentar, mas, há seis meses, espera resposta do INSS; ele acredita ter 39 anos de contribuiç­ão, contando com o tempo especial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil