Agora

Pedestre tem pouco tempo de travessia na Paulista

Como os semáforos privilegia­m os carros, pessoas se arriscam ao atravessar ruas que cortam avenida

- (William Cardoso)

Pouco tempo para travessia e longa espera na calçada estão no caminho de pedestres que pretendem cruzar as transversa­is da avenida Paulista (região central). Os semáforos são programado­s para privilegia­r os carros e, por isso, sobra pouco tempo para quem anda a pé.

Na última semana, o Agora constatou que, em média, os semáforos ficam abertos apenas 15 segundos para pedestres nas vias transversa­is da região da Paulista, enquanto sobram 135 segundos para os carros em geral. Ou seja, quem anda a pé é obrigado a esperar mais de dois minutos para cruzar um trecho de cerca de 10 metros na rua.

O ponto mais crítico fica no cruzamento com a rua Augusta, nos dois lados da Paulista. “Quando o ônibus passa reto na avenida, o pessoal aproveita e se joga para atravessar. Sobra pouco tempo para quem anda a pé. Mal abre e já está piscando no vermelho”, diz a gerente Sayonara Machado Celestino, 22 anos, que passa por ali todo dia.

Quando o semáforo está vermelho para o tráfego na Augusta e liberado só para a conversão de carros da Paulista, os pedestre chegam a parar o trânsito, tamanha a quantidade de pessoas a pé.

No cruzamento com a rua Pamplona, no lado dos Jardins, pedestres também se arriscam para não perder tanto tempo no semáforo. Mesmo quem aguarda a abertura reclama, principalm­ente idosos. “O pior é que, se a gente for correr, ainda tem o risco de tropeçar e cair”, diz a aposentada Margarida Marcolina, 73 anos.

O problema se repete no cruzamento com a Peixoto Gomide. Em cerca de 30 minutos, o Agora viu, várias vezes, veículos triscando os pedestres. “É muita dificuldad­e só para atravessar uma rua”, diz a dona de casa Vilma Baltazar da Silva, 59 anos, que usa andador.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Pedestres disputam espaço com veículos ao atravessar a rua Augusta, no cruzamento com a av. Paulista (região central); tempo médio para travessia é de 15 segundos, enquanto espera é de mais de 2 minutos
Rubens Cavallari/Folhapress Pedestres disputam espaço com veículos ao atravessar a rua Augusta, no cruzamento com a av. Paulista (região central); tempo médio para travessia é de 15 segundos, enquanto espera é de mais de 2 minutos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil