Agora

FGTS da Vale precisa ser pedido antes

Quem quiser pegar toda a grana aplicada logo que o saque for liberado precisará fazer pedido antes

- (FSP)

Com o saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o trabalhado­r que tem parte do dinheiro do fundo em ações da Vale e da Petrobras poderá escolher resgatar o dinheiro todo ou manter as aplicações nos papéis das companhias e mexer no valor apenas no futuro.

Se ele escolher sacar só o dinheiro parado na Caixa, poderá vender as ações mais para frente e embolsar a grana. Hoje, a única opção é devolver a grana para o FGTS e obedecer as regras restritas para saque do fundo, como na aposentado­ria.

O saque das contas inativas começa em março. O resgate precisa ocorrer até julho. Para pegar o dinheiro todo de uma vez, o cotista precisará sair do investimen­to em ações e devolvê-lo para o FGTS antes de pedir à Caixa o saque das contas inativas. Será preciso entrar em contato com o banco em que investiu a grana na época.

Se quiser manter a aplicação na Vale e na Petrobras, o trabalhado­r poderá ir até a agência e retirar apenas o dinheiro que está parado.

Quando quiser vender as ações, em vez de ir à Caixa, bastará pedir o resgate do investimen­to ao banco pelo qual fez a aplicação no passado. Esse pedido poderá ser feito a qualquer momento.

Para quem tem dívidas a pagar ou não formou reserva financeira para emergência­s, a melhor opção é sacar o dinheiro todo e levar para a renda fixa, onde poderá ser acessado com menor risco.

Se a ideia é manter aplicações em ações, é preciso traçar uma estratégia, diz José Raymundo Junior, planejador financeiro. “Se 100% das ações do trabalhado­r são da Vale e da Petrobras, não vale a pena deixar o dinheiro lá.”

Para quem planeja usar os recursos no curto prazo —como na compra da casa— o melhor é vender ações e levar a grana para aplicações mais seguras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil