Agora

Mancha divertida

Enredo sobre os Zés levou também crítica política ao Anhembi. Sem coreografi­as, alas sambaram livres

-

Popular, a Mancha Verde abriu o segundo dia de desfiles do Grupo Especial cumprindo a promessa firmada com seus integrante­s quando o enredo deste ano foi decidido: entrou na avenida para divertir... e, divertiu.

A escola levou ao Anhembi um enredo simples e descomplic­ado sobre os “Josés”, e não teve quem não identifica­sse a ala de Zé Bonitinho, do Zé do Caixão e do Zé Carioca. Houve também crítica à política nas alas do zé-povinho e do Zé Mané. A última foi ilustrada por marionetes diante de uma urna eleitoral.

“É um samba lindo, pop, e a gente alegrou o Anhembi. É um enredo para todos os ‘Zés’, é bem brasileiro”, disse a rainha de bateria Viviane Araújo. A atriz e a rainha mirim, Duda Serdan, filha do presidente Paulo Serdan, vieram fantasiada­s de relicários de são José. A bateria homenageou o santo e tocou direto, sem paradinhas.

O abre-alas da Mancha trouxe o bloco de Carnaval do Zé Pereira. A segunda alegoria tinha o padre José de Anchieta, fundador de São Paulo, abençoando a arquibanca­da. Dançarinos vestidos de anjos e pendurados no carro completara­m a composição da alegoria. O destaque do terceiro carro foram as escul- turas de negros lutando capoeira.

O carnavales­co Pedro Alexandre, o Magoo, que optou por abolir as alas coreografa­das, para deixar os componente­s soltos, elogiou o resultado. “Não curto desfiles em que todo mundo vem marchando como robozinhos. Carnaval tem que ser alegre, colorido, com espontanei­dade se não fica chato. Se não for com pessoas sorrindo, brincando, não faz sentido”, disse Magoo.

No último carro, a Vila dos comércios do Zé, trouxe as ruas e avenidas que levam esse nome, que virou identidade nacional. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira deu um show de elegância, representa­ndo José de Arimateia, o guardião do cálice sagrado. Cesar Camasão Hanuska Bertoia, Aline Mazzo e Jorge Soufen Jr Lucilene Oliveira, William Cardoso, Regiane Soares, Tatiana Cavalcanti e Karina Matias Otavio Valle Junior Kianek Romualdo Morales e Ubirajara Avenia Puertas Olivério

 ?? Ronny Santos/Folhapress Ronny Santos/Folhapress Nelson Almeida/AFP ?? Viviane Araújo, rainha da bateria da Mancha Destaque da Mancha Verde mostra samba no pé Componente da escola na ala do Zé do Caixão Foliões representa­ndo o personagem Zé Carioca
Ronny Santos/Folhapress Ronny Santos/Folhapress Nelson Almeida/AFP Viviane Araújo, rainha da bateria da Mancha Destaque da Mancha Verde mostra samba no pé Componente da escola na ala do Zé do Caixão Foliões representa­ndo o personagem Zé Carioca
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil