Agora

Dragões arretada

Escola foi original ao retratar o Nordeste e seu povo cantados por Gonzagão em “Asa Branca”

-

Com os versos de “Asa Branca” e a bênção de padrinho Padre Cícero, a Dragões da Real entrou na avenida em busca do título inédito. Nordestina arretada, sim, senhor, a escola foi aplaudida por todo o Anhembi, sendo ovacionada ao fazer duas paradinhas.

Para cantar o povo nordestino nos versos de Gonzagão, o Dragão do abre-alas, símbolo da escola, veio como esqueleto, que retratava a seca e o sofrimento do sertanejo. Cenográfic­o, o segundo carro trouxe bois e foliões vestidos de calangos, que subiam em esculturas de mandacarus.

Quarta escola a cantar o Nordeste, a Dragões se destacou pela originalid­ade. “O grande segredo foi que nós não carnavaliz­amos o Nordeste, nós retratamos o Nordeste”, disse o presidente Renato Remondini, o Tomate.

Os tons de marrom e a pele maquiada dos integrante­s, para simular os efeitos do sol, deram o tom cênico necessário para o espetáculo. O auge do desfile foi o imenso caminhão de pau de arara que cruzou o Anhembi, com a performanc­e de atores na pele de retirantes. O último carro veio coreografa­do para representa­r as festas nordestina­s. Foliões agitavam tecidos vermelhos e alaranjado­s para simular as chamas da fogueira de são João.

“Eu espero que as pessoas tenham sentido o meu amor pela escola e o orgulho de defender esse enredo”, disse a rainha da bateria da Dragões, Simone Sampaio.

O músico e ator Chambinho do Acordeon, que interpreto­u Luiz Gonzaga no cinema, disse que o enredo da escola é a mais singela homenagem que “Asa Branca” poderia receber no ano em que a composição completa 70 anos. “Ele apresentou uma parte do nosso país em forma de poesia , em forma de canção, e isso que a Dragões trouxe hoje é motivo de muita alegria, não só para o nordestino, mas para quem gosta da cultura nordestina.”

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? A modelo Tânia Oliveira, destaque da Dragões da Real A musa Cacau Colucci, fantasiada de mistérios e lendas do rio São Francisco
Rubens Cavallari/Folhapress A modelo Tânia Oliveira, destaque da Dragões da Real A musa Cacau Colucci, fantasiada de mistérios e lendas do rio São Francisco
 ?? Nelson Almeida/AFP Alexandre Schneider/UOL ?? Carro representa as festas nordestina­s com coreografi­a Integrante­s da comissão de frente vestidos de retirantes
Nelson Almeida/AFP Alexandre Schneider/UOL Carro representa as festas nordestina­s com coreografi­a Integrante­s da comissão de frente vestidos de retirantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil