Agora

A lista sem fim

-

Novos nomes da lista de políticos que podem ser investigad­os pela Lava Jato vazaram nos últimos dias.

E é gente de peso. As novidades incluem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira (PRB).

Há ainda mais nove congressis­tas, entre eles os senadores Lindberg Farias (PT-RJ) e Marta Suplicy (PMDB-SP).

O grupo se junta a outros políticos de peso já citados, como os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Ge- ral da Presidênci­a) e os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR).

Todos fazem parte da lista de 83 pedidos de inquérito elaborada pelo procurador­geral da República, Rodrigo Janot. Todos foram citados em depoimento­s de ex-dirigentes da construtor­a Odebrecht.

Com tanto peixe graúdo nesse enrosco, a lista tem deixado os poderosos para lá de assustados.

De toda forma, é preciso ver as informaçõe­s com cuidado. Ainda é muito cedo para dizer se fulano ou sicrano tem culpa no cartório.

Agora o Judiciário precisa aprovar o início das investigaç­ões contra cada um desses políticos.

Se houver indício de crime, o procurador apresenta uma denúncia. Se o Supremo achar que a denúncia tem fundamento, abre um processo. Isso tudo pode durar anos.

Até lá, é preciso cobrar duas coisas principais da turma de Brasília.

Primeiro, que se mexam para investigar com mais rapidez. Segundo, que governem o país direito em vez de ficarem pensando em como escapar da Lava Jato.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil