Agora

Bando desviava petróleo para refinaria no interior

Operação da Polícia Civil e da Promotoria acha 1 milhão de litros da Petrobras e prende 12 suspeitos

- (Luís Adorno)

Uma operação realizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro encontrou uma refinaria em Cosmópolis (135 km de São Paulo) com 1 milhão de litros de petróleo bruto desviado de dutos da Petrobras na Baixada Fluminense. De lá, o petróleo era revendido ilegalment­e.

Segundo a Promotoria, o bando perfurava dutos e extraía clandestin­amente o produto. A operação era feita em terrenos de Caxias, Magé, Nova Iguaçu e Arco Metropo- litano. O material ia para a refinaria, que segundo a investigaç­ão, pode ter funcionado como ponto de revenda do produto.

Ontem, dois irmãos apontados como chefes da quadrilha foram presos em São Paulo. No Rio de Janeiro, houve a prisão de dois donos de postos de combustíve­is acusados de comprar o produto roubado.

Anteontem, a Operação Ouro Negro já havia prendido outros oito suspeitos de participaç­ão no esquema criminoso de desvio.

A polícia segue à procura do ex-vereador em Duque de Caxias (RJ) Denilson Silva Peçanha, conhecido como “Maninho”. Ele é apontado pela polícia como o chefe da quadrilha, e responsáve­l por determinar os locais onde haveria perfuração e retirada do produto. Ele é considerad­o foragido da Justiça.

Prejuízos

Ao todo, a Justiça expediu 11 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão que estão em curso em três Estados: Rio, SP e MG. A operação Ouro Negro teve início em 2015. Só em 2016, 14 milhões de litros de combustíve­is foram desviados, gerando um prejuízo estimado em R$ 33,5 milhões à estatal.

O grupo poderá responder por crimes como receptação qualificad­a com armazename­nto e receptação de produto desviado ilegalment­e, e crime ambiental.

 ?? Reprodução ?? Refinaria usada por quadrilha em Cosmópolis (135 km de SP); Operação Ouro Negro suspeita que local era usado como ponto de revenda do produto roubado
Reprodução Refinaria usada por quadrilha em Cosmópolis (135 km de SP); Operação Ouro Negro suspeita que local era usado como ponto de revenda do produto roubado
 ??  ?? Moto do policial militar na avenida Jacu-Pêssego, na zona leste da capital, onde foi abordado por dois homens, anteontem; outro suspeito foi socorrido
Moto do policial militar na avenida Jacu-Pêssego, na zona leste da capital, onde foi abordado por dois homens, anteontem; outro suspeito foi socorrido
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil