Agora

País abre 35 mil vvaaggaass depois de 22 meses

A última vez em que o Brasil contratou mais do que demitiu havia sido em 2015, com 19 mil postos

- (Vanessa Sarzedas)

Pelo primeiro mês desde março de 2015, quando foram abertas 19.282 vagas, o Brasil contratou mais do que demitiu em fevereiro. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos), no mês passado, foram criados 35.612 postos formais de trabalho no país.

Os dados, que geralmente são divulgados pelo Ministério do Trabalho, foram apresentad­os ontem pelo presidente Michel Temer, em coletiva à imprensa sobre a economia do país, realizada no Palácio do Planalto.

“Depois de 22 meses de números negativos, é a primeira vez que temos um número positivo. É preciso começar e o começo veio com essa notícia”, afirmou Temer.

Em fevereiro, apenas três dos oito setores avaliados pelo levantamen­to demitiram mais do que contratara­m. Áreas importante­s da economia abriram vagas, como os serviços, que puxaram o resultado, com 50.613 empregos, e a indústria, com 3.949 vagas formais. Por outro lado, o comércio e a construção perderam postos.

Entre os Estados, São Paulo foi o que mais contratou, com a abertura de 25.412 novos empregos.

Segundo o pesquisado­r do FGV/Ibre, Bruno Ottoni, o resultado representa o começo da melhora no mercado de trabalho esperada para este ano. Para ele, o resultado no final do ano ainda deve ser negativo, mas a expectativ­a é ter números bem melhores do que os do ano passado. “No final de 2016, registramo­s uma retração de 1,4 milhão de vagas formais de trabalho. Ao final de 2017, esperamos uma perda de apenas 280 mil”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil