Agora

China e Coreia barram importação

- (FSP)

Quatro mercados consumidor­es da carne brasileira decidiram restringir a compra do produto. São eles: China, União Europeia, Coreia do Sul e Chile. Em resposta, o Ministério da Agricultur­a suspendeu a licença de exportação dos 21 frigorífic­os que estão sob investigaç­ão na Operação Carne Fraca. O governo brasileiro permitirá, no entanto, que as mesmas fábricas continuem a vender o produto no mercado interno.

O ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, afirmou que irá conversar com representa­n- tes desses mercados para tentar evitar que o bloqueio atinja fábricas não envolvidas na operação. Essas 21 unidades estão sob um “regime especial de fiscalizaç­ão” do governo.

A China vai reter em seus portos toda a carne do Brasil, independen­temente da fábrica de origem. Em relação à União Europeia, Blairo disse que a decisão foi de suspender as importaçõe­s das 21 unidades sob suspeita.

A Coreia do Sul anunciou que decidiu intensific­ar as fiscalizaç­ões de carne de frango importada do Brasil e também baniu temporaria­mente as vendas de produtos de frango da BRF. O ministro da Agricultur­a do Chile, Carlos Furche, anunciou a suspensão da importação de “todo tipo de carne brasileira” (bovina, frango e porco).

 ?? Fábio H. Mendes/Folhapress ?? Consumidor­es fazem fila em açougue da capital; Polícia Federal afirma que há material sob sigilo e que Operação Carne Fraca deve ter novos desdobrame­ntos
Fábio H. Mendes/Folhapress Consumidor­es fazem fila em açougue da capital; Polícia Federal afirma que há material sob sigilo e que Operação Carne Fraca deve ter novos desdobrame­ntos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil