Agora

Morrttess no tttrrrânss­iiittto crescem em fevereiro em São Paulo

Foram 74 na capital no mês passado, contra 60 em janeiro, segundo balanço do governo estadual

- (Tatiana Cavalcanti)

O número de mortes no trânsito da cidade de São Paulo teve aumento de 23% em fevereiro deste ano, em comparação com o mês anterior. A capital registrou 74 óbitos no segundo mês do ano, contra 60 em janeiro. Os dados foram divulgados ontem pelo Infosiga, banco de dados do governo estadual.

Apesar de as informaçõe­s abrangerem todas as regiões da capital, a alta no número de mortes coincide com o aumento das velocidade­s nas marginais, autorizado pelo prefeito João Doria (PSDB), em 25 de janeiro.

No dia 14 de fevereiro, um motociclis­ta bateu na traseira de um carro quebrado, na pista expressa (com limite de 90 km/h) da marginal Pinheiros, e entrou para a estatístic­a como a primeira vítima fatal após aumento das velocidade­s.

Os números divulgados ontem pelo Infosiga mostram ainda que os homens são a maioria dos mortos em acidentes em fevereiro: foram 56, contra 18 mulheres. Em janeiro, a proporção foi de 47 homens contra 13 vítimas do sexo feminino. Os que mais morrem são os pedestres: foram 24 óbitos em janeiro e 39 em fevereiro.

Nessa pesquisa são considerad­os acidentes com motociclet­as, carros, pedestres, bicicletas e outros.

Quando somados os dados de janeiro e fevereiro, a pesquisa do Infosiga revela que- da no número total de mortes: foram 158 ano passado, contra 134 no mesmo período de 2017.

Já quando a pesquisa considera todos os meses do ano passado, houve 950 mortes, contra 1.119 em 2015, uma queda de 15%.

Esses dados apontam que o número de mortes estava caindo desde que foi adotada a redução de velocidade­s nas principais vias da capital, em 2015, por Fernando Haddad (PT).

Consultada sobre os dados, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), sob a gestão João Doria (PSDB), disse que não compete a ela comentar o estudo feito por outro órgão. Sobre a morte na marginal Pinheiros, diz que ela engloba dados dos primeiros 30 dias do programa. Em fevereiro de 2017

 ?? Gabriel Cabral/Folhapress ??
Gabriel Cabral/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil