Agora

Se exterminar a política, entram aventureir­os, diz Jucá

Citado por delatores, líder do governo no Senado nega que participou de venda de medida provisória

- (FSP)

No momento em que a Lava Jato atinge expoentes dos principais partidos do país, o senador e presidente do PMDB, Romero Jucá (RR), diz que paira “uma nuvem negra sobre todos os políticos”.

O líder do governo Michel Temer no Senado diz, em entrevista à reportagem, que a política estará melhor ao fim da operação, mas há riscos para as eleições de 2018.

“Talvez a Lava Jato não tenha tempo de isentar algumas figuras que podem disputar a eleição. É um dilema. Se você parte para uma generaliza­ção e quer exterminar a política, você vai para uma aventura. Mas você não inventa um presidente. Tem que se forçar o avanço, mas não se pode quebrar o modelo. Se quebrar o modelo, você fica vulnerável a qualquer tipo de loucura”, disse.

Jucá foi acusado por um ex-executivo da Odebrecht de receber dinheiro para aprovar medidas provisória­s. Ele rebate e insinua que os delatores sofreram pressões.

“Eu recebo todos os setores que me procuram. Quem fala em venda de MP desconhece como isso funciona. Todo o processo é complexo e transparen­te. Quem vai julgar essas pessoas é Deus. Eu sou vítima desse processo Quem fez coisas erradas, se fez, que encontre sua paz. A minha está tranquila”, afirma.

O senador ainda exerce influência no Ministério do Planejamen­to, do qual pediu demissão em maio após a reportagem publicar áudios de conversa dele com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, que sugeriam um acordo para barrar a Lava Jato, o que ele nega.

“Alguém foi deliberada­mente puxar um assunto, como se estivesse desesperad­o. Foi uma armadilha. Eu falava que o Brasil estava sangrando. E não era a Lava Jato que fazia sangrar, era o governo Dilma. Em momento nenhum eu obstruí a Lava Jato”, justifica Jucá.

Ele acredita na aprovação da a reforma da Previdênci­a, mas admite alterações na proposta do governo. “O Congresso tem autonomia, direito, experiênci­a e representa­tividade para isso”.

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? Romero Jucá, líder do governo Michel Temer no Senado e presidente do PMDB; senador também afirmou que foi mal interpreta­do em gravação sobre Lava Jato
Pedro Ladeira/Folhapress Romero Jucá, líder do governo Michel Temer no Senado e presidente do PMDB; senador também afirmou que foi mal interpreta­do em gravação sobre Lava Jato
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil