Agora

Sistema eleitoral está viciado, diz Mendes

- (FSP)

Alvos da Lava Jato discutiram em seminário ontem mudanças no atual modelo eleitoral em evento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O presidente da corte, Gilmar Mendes, afirmou que o sistema está “todo viciado” e pregou mudanças para o próximo pleito, em 2018.

A comissão da Câmara que debate o tema deve votar o relatório em abril, com duas grandes mudanças.

Em vez de os eleitores votarem em candidatos isolados para a Câmara, eles pas- sariam a votar em um grupo de nomes pré-definido pelas legendas, a chamada “lista fechada”. Além disso, será proposta a criação de mais um fundo com dinheiro público para financiar os candidatos, já que doações empresaria­is estão proibidas.

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), presidente da comissão, afirmou que “enquanto tivermos essa Lava Jato, que criminaliz­ou as doações de campanha, o melhor sistema é o de lista”.

A Procurador­ia-Geral da República pediu ao STF abertura de investigaç­ão contra o peemedebis­ta sob suspeita de que ele tenha participad­o do esquema de propina pago pela Odebrecht, segundo apurou a reportagem.

“Hoje estamos sendo pautados pela Lava Jato. A operação tem sua importânci­a, mas não pode paralisar o Congresso. Não se pode imaginar que tudo que vai votar tem relação com a questão da Lava Jato”, afirmou.

Em sua apresentaç­ão, Gilmar Mendes falou virtudes e defeitos dos diferentes modelos para responder “como se financia a democracia”.

“No nosso sistema hoje, vota-se em Tiririca e elegese Valdemar da Costa Neto e Protógenes [Queiroz] e se diz ‘participei da eleição’. Por isso, as pessoas não sabem em quem votaram no final. São pouquíssim­os os candidatos a deputado, na eleição passada que tinham conseguido se eleger com o seu próprio voto, é um índice baixíssimo, por isso o sistema está todo ele viciado”, disse.

 ??  ?? Gilmar Mendes, presidente do TSE, participou de seminário na Câmara, que discute mudar sistema
Gilmar Mendes, presidente do TSE, participou de seminário na Câmara, que discute mudar sistema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil