Agora

Reajustes salariais ficam acima da inflação

Pelo segundo mês seguido, trabalhado­r consegue negociar salário maior com os patrões, diz Fipe

- (Clayton Castelani, Ricardo Bunduky e Vanessa Sarzedas)

Em fevereiro, pelo segundo mês seguido, os reajustes salariais negociados entre patrões e empregados ficaram acima da inflação.

O resultado foi apontado pelo Projeto Salariômet­ro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que reúne informaçõe­s sobre o mercado de trabalho.

Enquanto a inflação registrada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no acumulado de doze meses terminados em fevereiro ficou em 5,4%, o reajuste médio conseguido pelos trabalhado­res foi de 7%. Esse índice representa um aumento real médio de 1,6%, o maior desde o mês de dezembro de 2014.

Segundo a Fipe, consideran­do que a inflação projetada para os próximos meses está em queda, os reajustes devem continuar sendo positivos para os trabalhado­res.

Hélio Zylberstaj­n, coordenado­r do Projeto Salariômet­ro, diz que a correção salarial acima da inflação ainda não representa um reaquecime­nto dos salários. “A inflação é que está muito baixa”, disse o especialis­ta.

“Nas negociaçõe­s entre sindicados e empresário­s, a inflação é um componente importante, pois os trabalhado­res sempre pedem um pouco acima. Com a inflação muito baixa, os índices negociados acabam ficando um pouco acima do aumento geral de preços”, afirma ele.

O boletim aponta também que a proporção de ajustes abaixo da inflação em fevereiro foi de 15,2%, a menor desde janeiro de 2015.

No acumulado de doze meses, os ajustes acima da inflação ainda se mantém em queda e fecharam fevereiro em 41,2%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil